Na próxima reunião do Copom Selic deve subir 150 pontos.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) deve manter o ritmo de alta dos juros em sua reunião da próxima semana, segundo previsões da equipe econômica do Banco C6. A taxa Selic deverá subir para 10,75% ao ano, ou 1,5 ponto percentual, dos atuais 9,25% ao ano.
De acordo com a previsão do Banco C6, a taxa Selic deve subir 1 ponto percentual na próxima reunião marcada para março e se estabilizar no patamar de 11,75%, o que deve ser mantido no longo prazo, segundo nota da liderança. Escrito pelo economista e chef Felipe Salles nesta quinta-feira (27).
O banco central decidirá sobre as taxas de juros na próxima quarta-feira (2 de fevereiro). O cenário de inflação pouco mudou desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). A previsão de inflação do Boletim Focus para 2022 subiu para 5,15% nesta semana, de 5,02% em 3 de dezembro, e para 3,4% em 2023, de 3,5%. No entanto, a divulgação do IPCA-15 em 15 de janeiro pegou o mercado de surpresa e pesou muito sobre bens industriais e serviços, o que pode levar a revisões nas projeções futuras. Além disso, os núcleos IPCA foram acelerados.
Sobre o balanço de riscos, a ata da última reunião de dezembro trouxe informações sobre a avaliação do Copom de que "o risco de que as expectativas de longo prazo se desviem da âncora à medida que o cenário fiscal evolui indica a previsão do caso-base". Portanto, conclui que "em todo o intervalo relevante, os ciclos de aperto monetário devem ser mais contracionistas do que os usados no cenário de referência". Acreditamos que medidas que impactam negativamente as contas públicas, se implementadas, podem levar ao que o Copom acredita ser uma piora do balanço de riscos.
Em suma, esperamos que o Copom continue em cadência de 150bps, seguido por outra alta de 100bps na reunião de março, elevando a taxa Selic para 11,75% ao final do ciclo de aperto monetário e permanecendo lá no longo prazo nesse nível . No entanto, o comunicado da próxima reunião poderá fornecer informações relevantes sobre os próximos passos da política monetária.
Sobre o C6 Bank
O C6 Bank é um banco completo, lançado em 2019, que já superou a marca de 14 milhões de clientes no Brasil. Sem agências físicas, a instituição financeira já tem em seu portfólio mais de 20 produtos e serviços, incluindo conta corrente isenta de taxa de manutenção, cartão sem anuidade, transferências e saques gratuitos, tag de pedágio grátis, crédito, programa de pontos, Conta Global, plataforma de investimentos com ativos do Brasil e do exterior, marketplace com mais de 60 mil itens, entre outros. O C6 Bank atende pessoas físicas, MEIs e PMEs e está presente em 100% dos municípios brasileiros.
Enfim, você gostou deste artigo?