Revisão: do FGTS vai liberar R$ 10 mil para trabalhadores em 2022?
Os trabalhadores brasileiros aguardam ansiosamente a revisão do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Tema debatido com frequência ainda aguarda parecer final do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os trabalhadores que não solicitaram a revisão do FGTS ainda podem solicitar a correção de seus saldos de fundos, que devem liberar 300 bilhões de reais, com um valor médio de transferência de cerca de 10 mil reais por pessoa. O valor de cada um dependerá das horas trabalhadas e do salário médio ganho ao longo do tempo.
]O FGTS nada mais é do que um substituto da Taxa Referencial (TR) e é utilizado hoje para correções cambiais em fundos. O problema é que ele está zerado há anos, e sem garantir o lucro do trabalhador, outro índice de referência será utilizado, em parte, sua missão é acompanhar o aumento da inflação no país. Disposição para aplicação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPC) ou Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A TR entra em vigor e os beneficiários vêm perdendo rentabilidade porque os lucros não foram corrigidos como deveriam. A correção cambial acompanhando a inflação será a solução e qualquer trabalhador que tenha exercido alguma atividade com carteira assinada ou tenha saldo associado em conta do FGTS após 1999 pode solicitar revisão.
- empregado rural;
- empregado temporário;
- trabalhador avulso;
- safreiro;
- trabalhador empregado, incluindo o doméstico.
Os trabalhadores podem escolher entre algumas das etapas a seguir. Entre com uma ação judicial com a ajuda de um advogado. Ele poderá calcular o valor exato recebido e instruir os trabalhadores; Acesse a revisão através da Defensoria Pública Federal. O processo é gratuito para os trabalhadores; Entre no escrutínio por meio da ação coletiva do sindicato de sua categoria profissional.
Enfim, você gostou deste artigo?