Como é calculado o seu saldo devedor?
Em outras palavras, a instituição financia os pagamentos, ao invés de bloquear, por exemplo, permitindo que seja autorizado o pagamento, mesmo que o seu saldo, seja zero.
Então a instituição passa a colocar essa quantia que você usou como saldo devedor, e você passa a ficar com um número negativo na conta. Por essa razão, passa para saldos a pagar.
Os saldos devedores também se aplicam, quando você introduz a compra de um imóvel, mas por qualquer motivo, você abandona a compra.
Geralmente, não queremos que isso aconteça. Mas imprevistos sempre podem acontecer, então é preciso deixar de lado a aquisição do imóvel durante o processo de financiamento.
Nessa situação, para anular a aquisição, o saldo devedor deverá ser quitado previamente. Conforme foi tratado com o banco, para quitar é preciso saber quantas parcelas faltam, inclusive quanto de juros e outras taxas você ainda terá que pagar.
Observe que os pagamentos de parcelas atrasadas sempre fazem a pessoa pagar mais juros e taxas adicionais. Em contrapartida, o pré-pagamento também faz cair o valor dos juros.
Por fim, para calcular o valor devedor, deve-se multiplicar o montante pago no mês pela quantidade de parcelas restantes e levar em consideração o (CET) custo efetivo total.
Isso significa que você deve considerar o valor total da dívida mais os juros, e não apenas só o valor solicitado.
Enfim, você gostou deste artigo?