Banco Central de Olho nas Instituições. Descubra o porquê!
Atualmente, o método de pagamento instantâneo mais conhecido como Pix se tornou popular entre os brasileiros. E também vem chamando a atenção dos criminosos para novos golpes, como eles estão sempre procurando várias maneiras de fazer novas vítimas.
E agora as instituições que se cuidem em fazer o possível para não deixar que pessoas desonestas façam contas falsas em nome de terceiros. Para tentar solucionar esse problema, o Banco Central penalizará os bancos que permitirem o uso de contas para cometer fraudes por meio do Pix.
Roberto Campos Neto que é o presidente do Banco Central, disse que, para combater fraudes relacionadas ao Pix, a agência pretende responsabilizar os bancos por contas falsas criadas por criminosos em nome de terceiros.
Contas falsas no Pix
Os golpistas usam os dados das vítimas e assim conseguem abrir novas contas falsas nos bancos digitais, e através dessa conta eles usam para receber novos pagamentos por meio do Pix de outras pessoas que também já são novas vítimas, pois não é fácil rastrear esse tipo de pagamentos.
O Banco Central está fazendo o possível para manter os consumidores protegidos contra golpes, sequestros e outros crimes associados a sistemas de pagamento instantâneo, fazendo á criação de novos recursos para o serviço.
Em 2021, o banco central fez várias mudanças para utilização do Pix ser melhor e também para haver mais segurança no serviço após um aumento significativo de sequestros, fraudes e outros crimes.
Uma das mudanças determina que os bancos devem suprimir operações fraudulentas suspeitas por até 72 horas.
Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.