Últimas notícias

O que é a B3, será que vale a pena?


Se você não sabe, não conhece ou nunca ouviu falar em B3, saiba que é a sigla usada para se referir a Bolsa de Valores Brasileira que corresponde á Brasil, Bolsa, Balcão. No entanto, para chegar onde está hoje, passou por algumas mudanças.

Agora saiba um pouquinho mais sobre a história da Bolsa de Valores brasileira, que começou no ano de 1890, quando a Bolsa Livre, fundada por Emílio Rangel, que durou apenas, pasmem, um ano. Em 1895 passou a se chamar Bolsa de Fundos Públicos São Paulo. E com mais novas mudanças, passou a se chamar Bolsa Oficial de Valores de São Paulo que ocorreu em 1967, e chegando ao ano de 1967 como bolsa de valores de São Paulo Bovespa. Ufaa e haja mudança.

Nesse momento o Brasil já estava com 27 bolsas por todos os estados, e a bolsa que possuía mais relevância era a bolsa do Rio de Janeiro, porque era lá que ficavam as empresas de capital aberto, com a maior concentração de negociações no país. Mas devido os crashes do mercado, a Bolsa de Valores do Rio perdeu força em 1970, e no ano de 2000 as bolsas de São Paulo e do Rio de Janeiro se fundira com as Bolsas de Valores de Minas, Espírito Santo e Brasília, daí se tornando a (BOVMESB).

Já no ano de 2008, a Bovespa e a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) se fundiram com a mais considerada bolsa de negociação de contratos de commodities do Brasil. Assim, com a fusão, foi criada a BM&F Bovespa. Dez anos depois, em 2017, a BM&F Bovespa e a Central de Custódia e Compensação Financeira de Ativos (Cetip) se fundiram, aí foi onde que concentrou todas as negociações no mercado de balcão, criando a B3.

Atualmente a B3 é a principal responsável pela maior parte das negociações de títulos e valores mobiliários no Brasil, e se tornando destaque nas negociações de ações de companhias com capital aberto.

Será que vale a pena investir na bolsa?

Sem dúvida que sim, porque apesar do investidor aceitar correr mais riscos, simultaneamente, ele também passa a ter um grande potencial para obter retornos mais expressivos, e também pode negociar com maior segurança nas bolsas de valores.

E quais são as vantagens de investir?

Para começar você não precisa investir muito dinheiro;
Maior potencial de retorno de mercado a longo prazo;
Com possibilidade de receber dividendos da empresa;
Você está isento de imposto de renda se suas vendas mensais forem inferiores a R$ 20.000;

Não há escassez, mas é importante estar atento à liquidez. Por exemplo, ações negociadas em mercados selecionados ou em empresas menos conhecidas podem ser mais difíceis de vender.

Enfim, você gostou deste artigo?

Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira. 
Se gostou do conteudo compartilhe