Como calcular o seu custo de vida?
Saber como calcular o custo de vida é um passo muito importante para que você consiga se planejar financeiramente com mais tranquilidade. Seja para controlar os gastos ou para se preparar para uma mudança, entender quanto você gasta para se manter onde está é uma forma de tornar sua vida financeira menos imprevisível.
Pensando nisso, o C6 Bank preparou este post para explicar melhor o que é o custo de vida e como ele é calculado. Além disso, vamos responder a questões como:
O que é custo de vida?
Qual a importância de saber seu custo de vida?
Como calcular o custo de vida?
Primeiro, entenda como custo de vida funciona
Depois, faça o cálculo do seu custo de vida
Gastos fixos vs gastos variáveis
Qual a relação da sua organização financeira com seu custo de vida?
Como saber o custo de vida de outros países e cidades?
O que é custo de vida?
O custo de vida é, basicamente, a soma de todos os gastos necessários para que alguém se mantenha em um determinado lugar com um certo padrão de vida. Ele leva em consideração todo tipo de despesa, como, por exemplo:Moradia;
Alimentação;
Transporte;
Lazer;
Saúde e higiene;
Educação;
Comunicação.
O local habitado é um fator de grande influência no custo de vida. Duas pessoas que consomem os mesmos produtos, no mesmo volume, podem acabar se deparando com resultados bastante distintos ao final do cálculo desse custo.
No caso do Brasil, as grandes cidades tendem a apresentar os maiores custos – especialmente nas regiões Sudeste e Sul, com São Paulo e Rio de Janeiro liderando o ranking.
Qual a importância de saber seu custo de vida?
Entender qual é o seu custo de vida ajuda a estabelecer um melhor controle financeiro. Isso porque, ao mapear de onde vem os seus gastos e o que pesa mais no seu bolso, fica mais fácil entender quais deles são desnecessários e quais podem ser cortados ou reduzidos.
O dinheiro é um recurso naturalmente limitado. Por isso, é necessário definir quais são as suas prioridades e adotar hábitos financeiros mais saudáveis a fim de sair das dívidas e preservar o seu orçamento para gastos realmente importantes, sem deixar a qualidade do seu dia a dia cair.
Além disso, ao comparar o custo de vida em diferentes locais você tem a chance de descobrir novas oportunidades em outras cidades, estados ou mesmo países. Para quem pensa em morar fora do Brasil, esse é um passo essencial do planejamento.
Como calcular o custo de vida?
O cálculo do custo de vida é feito a partir da soma dos gastos fixos que você tem ao longo de um período – geralmente um mês. Sabemos que localizar todas essas despesas básicas pode ser uma tarefa complicada e cansativa, por isso preparamos uma planilha financeira que você pode usar para registrar esses dados com praticidade e rapidez. Confira:
Despesas variáveis até podem ser consideradas no processo de como calcular o padrão de vida, mas tendem a desequilibrar o cálculo em função de sua natureza atípica. Para ter uma noção mais precisa do seu custo médio de vida, recomendamos focar nos gastos essenciais. Alguns exemplos de variáveis são:
Reparos imprevistos;
Viagens;
Impostos;
Compras avulsas;
Emergências médicas.
Inclusive, fica a dica: para evitar que esse tipo de despesa represente um ônus muito grande para o seu orçamento, é necessária a criação de uma reserva de emergência. Basicamente, trata-se de uma quantia que deve cobrir de 3 a 6 meses do seu custo médio de vida, e que fica guardada com o objetivo de cobrir gastos inesperados e, como o próprio nome sugere, emergenciais.
Qual a relação da sua organização financeira com seu custo de vida?
Trata-se de uma relação mútua: calcular e entender o seu custo de vida ajuda a começar o processo de organização financeira, que por sua vez auxilia no controle e na redução desse custo de forma que sua qualidade de vida não seja prejudicada.
Infelizmente, o planejamento financeiro ainda não é um hábito da maioria dos brasileiros – ou não é bem executado: de acordo com pesquisa relatada na 5ª edição do Raio-x do Investidor Brasileiro, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), apenas 27% da população conseguiu economizar dinheiro em 2021.
Já a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) revelou que, em agosto de 2022, o percentual de famílias endividadas na cidade de São Paulo era de 76,6%, somando mais de 3 milhões de lares, em números absolutos. Famílias inadimplentes, por sua vez, chegaram a 18,8% no mesmo período. Das famílias entrevistadas para a pesquisa, 8,6% afirmaram que não têm condições de pagar as dívidas.
Existem vários outros motivos para a situação financeira complicada dessas pessoas, e nem todas contam com uma resolução ao alcance da população.
No entanto, entender como calcular o custo de vida é uma forma de tentar exercer algum controle sobre essa situação, organizando e gerenciando os gastos de forma a evitar perdas desnecessárias de dinheiro, pelas razões que explicamos anteriormente.
Como saber o custo de vida de outros países ou cidades?
Para isso saber o custo de vida de outros países ou cidades, o procedimento é parecido, com a diferença de que, caso você não more no local analisado, precisará usar valores médios para fazer o cálculo. A tendência é que obter informações a respeito de outros lugares seja mais difícil exatamente por essa falta de vivência, e em função disso foram criadas algumas ferramentas para auxiliar as pessoas a compararem o custo de vida em diferentes locais.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é uma das instituições que fazem esse tipo de levantamento, mas para quem procurando por uma busca mais simples, existem sites úteis que disponibilizam informações sobre o custo de vida em diversas localidades.
O Custo de Vida, por exemplo, é um site colaborativo em que pessoas moradoras de diversas cidades fornecem dados do local onde habitam. Esses dados podem, então, ser consultados por outros usuários. O Expatistan segue a mesma premissa, com a diferença de também trazer em seu catálogo cidades de outros países, em diversos continentes.
Chegamos ao fim deste texto. Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre o que é e como calcular o custo de vida, tanto o seu próprio quanto o de outras cidades e até países.
Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe