Reestruturação dos BDRs do Nu – entenda como será.
O Nubank divulgou hoje (15 de setembro de 2022) um Fato Relevante ao mercado com o plano de reestruturação de seu programa de BDRs no Brasil. Nele, comunicamos a intenção de deixar de ser uma empresa aberta registrada no Brasil.
Os papéis do Nu (BDRs) continuarão sendo negociados no Brasil, apenas mudarão de categoria: deixarão de ser BDRs Nível III e se tornarão BDRs Nível I.
Como transparência sempre foi um dos nossos pilares, a gente traz aqui, de forma simples, o que essa notícia quer dizer. Vamos lá?
O que é uma reestruturação de BDRs?
Quando a ação de uma empresa está em uma bolsa de valores estrangeira, existe a possibilidade de negociar frações desta ação (BDRs) na B3, a bolsa brasileira. Há diferentes categorias de BDR.
O BDR Nível III é emitido por empresas estrangeiras que possuem registro de companhia aberta no Brasil. Já o BDR Nível I é emitido por empresas estrangeiras sem que seja necessário esse registro.
Quando o Nu fez sua abertura de capital (IPO) em dezembro de 2021, optamos pela dupla listagem: colocando ações na bolsa dos Estados Unidos ao mesmo tempo em que disponibilizamos BDRs Nível III no Brasil.
Essa foi uma escolha para garantir que investidores brasileiros pudessem participar do nosso IPO e também a forma de viabilizar o NuSócios, programa que ofereceu, sem nenhum custo, BDRs do Nu a mais de 7,5 milhões de clientes.
A mudança permitirá que a gente reduza processos duplicados em várias jurisdições. Trabalhar com mais eficiência nos ajuda a manter sempre o foco nos clientes, em todos os países em que atuamos.
Se aprovado, os BDRs Nível III do Nubank passam a ser BDRs Nível I.
Este é um cenário bastante comum: grandes empresas de tecnologia globais já são negociadas na bolsa brasileira por meio de BDR I.
O que isso quer dizer na prática?
A decisão não muda a quantidade de BDRs que os investidores ou membros do NuSócios possuem atualmente. O BDR do Nu representa ⅙ (um sexto) de uma ação listada nos EUA. A alteração de categoria não muda essa condição.
A troca acontece na proporção um pra um (1:1). Ou seja: um BDR Nível III será o equivalente a um BDR Nível I.
Ainda assim, caso não queira seguir com o BDR, o investidor terá a opção de vender seus BDRs ou de trocar por ações do Nu negociadas na bolsa de Nova York (para investidores com contas nos EUA).
Essas opções aparecerão no aplicativo do Nubank ao longo dos próximos meses.
Abaixo, a gente dá mais detalhes – mas, se ficar com qualquer dúvida, é só entrar na FAQ no app do Nu ou mandar e-mail para meajuda@nubank.com.br.
O Nubank vai sair da bolsa?
Não. O Nubank continua sendo uma empresa de capital aberto. As ações continuarão a ser listadas na bolsa de Nova York, a NYSE e os BDRs continuam listados na Bolsa Brasileira. Isso significa que o Nubank continua sob a supervisão rigorosa da Securities and Exchange Commission (SEC), a entidade reguladora do mercado norte-americano. E os BDRs Nível I continuarão sendo negociados na B3.
Além disso, os documentos que divulgamos aos nossos investidores, incluindo nossa apresentação de resultados, estarão disponíveis também no idioma português em nossa página de Relações com Investidores.
O Nubank vai fechar no Brasil?
Não. O Nubank não vai fechar no Brasil. O anúncio é apenas a reestruturação do programa de BDRs. Seguimos trabalhando para simplificar cada vez mais a vida financeira dos nossos mais de 60 milhões de clientes.
Muda algo para NuSócios?
Clientes NuSócios com “pedacinhos” do Nu continuarão com as mesmas opções que sempre tiveram: seguir como acionistas ou vender seus papéis.
O pedacinho (BDR Nível III) do Nubank oferecido no nosso IPO (dezembro de 2021) já tinha um período de restrição de um ano. Ou seja: somente depois de um ano do IPO, clientes que aceitaram o “pedacinho” poderiam vendê-lo, ou seguir como investidores do Nu.
E aqui nada muda. Assim, as opções dos NuSócios seguem as mesmas: vender seu BDR (receber dinheiro no Brasil) ou permanecer como investidor (com a conversão automática de seu BDR Nível III para BDR Nível I).
As opções estarão disponíveis no app do Nubank ao longo dos próximos meses.
Os BDRs continuam com o mesmo valor?
O BDR do Nu representa ⅙ (um sexto) de uma ação listada nos EUA. A alteração de categoria de Nível III para Nível I não muda essa condição.
Como todo BDR, seu valor na bolsa pode sempre variar com as flutuações do mercado.
O que acontece com quem comprou BDRs do Nu?
Os BDRs do Nu continuarão disponíveis para negociação no mercado brasileiro. Quem investiu em BDRs do Nu no Brasil pode seguir com eles – aceitando a troca para BDR Nível I.
No entanto, para quem deseja seguir um caminho diferente, teremos um processo faseado para garantir uma transição tranquila e transparente, com as opções de vender BDRs ou trocá-los por ações, classe A negociadas na NYSE (a bolsa de valores de Nova York).
Todos esses passos estarão no app do Nu ao longo dos próximos meses. Por lá, será possível fazer a sua escolha de como deseja seguir com os BDRs.
Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe