Taxa média de juros alcança 28,7% em agosto.
As taxas de crédito gratuitas permitem que os bancos emprestem dinheiro captado no mercado de forma independente e definam a taxa que cobram de seus clientes. Por outro lado, o crédito direcionado, regido pelo governo, é principalmente para os setores habitacional, rural, infraestrutura e microfinanças, explicou o BC.
A alta da taxa média do banco veio em um momento em que a taxa básica da economia, a Selic, principal veículo do BC para cumprir sua meta de inflação, estava em 13,75%, o maior patamar desde janeiro de 2017. Em reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) na última quarta-feira (21), a taxa Selic foi mantida nesse patamar e deve permanecer assim até o final do ano.
O destaque dos dados divulgados pelo BC foi o cartão de crédito, com alta de 2,1 pontos percentuais no mês e 25,5 pontos percentuais em 12 meses, alcançando 87,3% ao ano. No crédito rotativo, quando o cliente paga menos que o valor integral da fatura do cartão, houve aumento de 3,5 pontos percentuais no mês e 62,9 pontos percentuais em 12 meses, para 398,4% ao ano.
Após os 30 dias, as instituições financeiras parcelam a dívida. Nesse caso do cartão parcelado, os juros subiram 4,2 pontos percentuais no mês e 22,3 pontos percentuais em 12 meses, para 185,9% ao ano.
Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.