IPVA 2023 Comece o ano com as contas organizadas.
Depende da jurisdição do estado no qual o imposto será recolhido. Em muitos deles, ainda hoje, a cobrança do tributo é feita por meio de um boleto que chega pelo correio, o que significa que é possível apenas ir a uma casa lotérica ou usar nosso aplicativo para fazer o pagamento.
No entanto, também é possível gerar boleto por meio do site do Detran do seu estado, ou até mesmo pagar a pendência diretamente, sem a emissão de nenhum documento. Isso pode ser feito por Web Banking ou Pix, sendo necessários apenas o número do Renavam e a placa do veículo.
O calendário IPVA 2023 varia de estado para estado – e, no momento, eles ainda não foram divulgados. Por isso, não deixe de ficar atento ao Detran do seu estado, pois é lá que serão publicadas as datas ligadas ao pagamento do tributo.
Como pagar IPVA atrasado?
O procedimento é bastante similar. Nesse caso, entretanto, o contribuinte deve procurar, no site do Detran, o serviço de regularização de débitos. Vale notar que, na eventualidade de um atraso, são cobrados juros sobre o valor do IPVA. Eles funcionam da seguinte forma:
A taxa de juros é de 0,33% por dia de atraso, inicialmente;
Depois de 60 dias, ela fica fixada em 20% do montante devido total. Somam-se a esse valor os juros incididos anteriormente, bem como o valor corrigido taxa Selic;
Por fim, caso a dívida ultrapasse os 90 dias de atraso, o veículo entrará na dívida ativa. A taxa, por sua vez, passa a ser de 40% sobre o valor atualizado. Além disso, pode haver também gastos processuais, relativos a eventuais ações da Justiça.
Como parcelar IPVA atrasado?
Muitas vezes, o pagamento parcelado é oferecido após a consulta do IPVA atrasado, no serviço de regularização de débitos oferecido no site do Detran de cada estado. No entanto, alguns locais não contam com essa opção, o que significa que é necessário ir presencialmente à sede do Departamento de Trânsito ou da Secretaria da Fazenda do seu município para buscar o parcelamento da dívida.
Como pagar IPVA pelo cartão de crédito?
Se você é do estado de São Paulo, a boa notícia é que esse procedimento pode ser feito por meio do aplicativo do C6 Bank. Para isso, siga o procedimento abaixo:
Na página inicial do aplicativo do C6 Bank, toque em “Pagar” no menu de acesso rápido
Na seção “Para o seu veículo”, selecione “Débitos de veículos de SP”;
Digite o Renavam;
Em seguida, insira os caracteres da placa do automóvel;
Na sequência, você poderá verificar os débitos relacionados ao veículo, além de escolher a pendência que deseja quitar, bem como a modalidade de pagamento, que pode ser o cartão de crédito;
Aí é só confirmar a operação e pronto! A dívida terá sido paga.
Para quem quiser aproveitar para já deixar o IPVA em débito automático, também é possível. Nesse caso, o passo a passo é o seguinte:
No app do C6 Bank, toque em “Todos” e, depois, “Débito automático”;
Após ler as informações sobre o produto, toque em “Próximo”;
Em seguida, selecione “Cadastrar novo” e escolha o tipo de serviço. Neste caso, “Tributos”;
Por enquanto, esse recurso também está disponível para veículos do estado de São Paulo. Selecione a unidade federativa e confirme;
Digite o identificador do débito automático;
Clique em “Débito sob medida” e ajuste suas preferências;
Depois, leia os termos de adesão e confirme que a leitura. Por fim, selecione “Cadastrar”.
Quem paga IPVA?
Proprietários de veículos automotores, de forma geral, são obrigados a pagar o IPVA anualmente, nos primeiros meses do ano. No entanto, há algumas exceções:
Perda de veículo: caso seu automóvel tenha sido roubado, furtado ou você o tenha perdido, não há necessidade de pagamento do IPVA;
Veículos ligados ao governo: estão isentos automóveis de órgãos públicos, partidos, templos religiosos, sindicatos, entre outros;
Uso para transporte de pessoas: táxis, veículos de transporte escolar, pessoas com direito a tratamento diplomático também não precisam pagar IPVA;
Em alguns estados, há isenção para pessoas com alguma deficiência ou cujo veículo seja antigo demais. Por isso, não deixe de consultar o regulamentado da sua região por meio do site do Detran ou da Secretaria da Fazenda responsável.
Chegamos ao fim deste texto. Esperamos que, após a leitura, você se sinta mais seguro a respeito de como pagar IPVA 2023, bem como mais confiante para começar o próximo ano com o pé direito na organização financeira.
Enfim, você gostou deste artigo?
Portanto, Inscreva-se no canal do YouTube e em nossas redes sociais (como Twitter, Instagram). Portanto, você estará atento a todos os assuntos relacionados ao banco digital, cartões de crédito, empréstimos, tecnologia financeira.
Se gostou do conteudo compartilhe