Últimas notícias

Bloqueio de Contas no Nubank: O Que Está Levando os Clientes à Frustração?

Muita dor de cabeça para os clientes da conta digital Nubank nas redes sociais e sites como Reclame Aqui. Você encontra reclamações de clientes que, segundo eles, tiveram suas contas bloqueadas aparentemente sem nenhum motivo em particular. Mas o que está levando o Nubank a fazer isso? E o que iremos te explicar nesse artigo!  

Movimentação suspeita: um fator de bloqueio de contas bancárias

Com a popularização das contas e bancos digitais, e cada vez maior o número de pessoas que migram para esse tipo de conta, porém mesmo sendo digital, tem seus problemas. E aqui temos que destacar que problemas como esse do Nubank podem acontecer em qualquer um deles.

A exigência de comprovação: origem do dinheiro transferido para a conta

Mas o que leva o cliente a ter sua conta bloqueada por um banco? Um dos fatores é sua movimentação, que dependendo de algumas informações que o cliente deu ao banco na abertura da conta e forma como ele usa ou usava a conta, pode ser considerada movimentação suspeita. E a dor de cabeça começa aí, pois quando um banco faz o bloqueio de sua conta por esse motivo, geralmente o banco pede para que o cliente prove a origem do dinheiro que foi transferido para sua conta.

Verificação de informações: análise criteriosa dos bancos

Isso acontece porque o banco verifica todas as contas ativas e cruza várias informações daquele cliente, como sua renda informada, se é comprovada ou não, seus hábitos de uso na conta, média de movimentação em sua conta. Por exemplo, se você é um cliente que sempre teve uma média de movimentação de R$ 1.300,00 em alguns meses e outros a conta até parada, ficava sem movimentação, aí do nada essa mesma conta recebe uma transferência de R$ 50.000,00, isso pode ser encarado como suspeito, pois como você não tinha o hábito de fazer algo perto desse valor, e se coisas assim ganharem alguma frequência, o cliente pode ter sua conta bloqueada e ter de explicar a origem do dinheiro o banco também pode fazer esse bloqueio quando suspeita que a conta esteja sendo usada por outra pessoa ou até mesmo problemas em sua documentação.

Recomendações para evitar bloqueios: atualização de perfil e renda

E aqui vale ressaltar que essa prática é feita em todos os bancos. Qualquer banco pode bloquear sua conta se for considerada suspeita. Isso não é exclusivo do Nubank. E por esse motivo, o ideal é sempre manter seu perfil e renda atualizados. Pois se seu patrimônio aumentou, informe ao banco que você usa nos seus dados cadastrais que o valor do seu patrimônio agora é maior. Se teve um aumento de salário, o mesmo deve ser feito: informar ao seu banco que sua renda agora é outra. Dessa forma, o banco já fica sabendo que algum valor maior que entrar em sua conta, o motivo pode ser um desses. O mesmo vale para os clientes de conta PJ.

Assista ao vídeo!

Se você quiser saber mais sobre esses dois bancos digitais e outros depósitos relacionados ao mundo das fintechs, confira nosso canal Digital Bank Cartões e Contas no YouTube. Lá, você encontrará muitos vídeos informativos e interessantes sobre o assunto. Espero vê-lo lá!

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe