Essa função pode colocar um FIM nos cartões de crédito, confira o motivo!
Cartão de Crédito no Brasil.
Sem dúvidas, uma das formas de pagamento mais usadas pelos brasileiros é o cartão de crédito, entretanto, pode estar com os dias contados, segundo o presidente do Banco Central. Se você ficou preocupado, continue lendo que explicaremos tudo o que vai acontecer.
Sistema de Pagamento.
Tudo isso iniciou-se depois de algumas falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, onde ele destaca que em pouco tempo um dos principais meios de pagamento, o PIX, vai receber novas funções e, segundo ele, essas inovações no meio de pagamento podem estimular a população a deixar de usar o cartão de crédito.
As Perspectivas do PIX.
As falas do presidente do Banco Central foram durante uma premiação da TV BAND, levando em consideração que até esse momento o PIX não tem sobrecarga de taxa. Essa pode ser uma das saídas para combater os juros do rotativo do cartão de crédito, já que, segundo dados do Banco Central, a taxa de juros do rotativo chega a 445,7% ao ano.
PIX como Alternativa.
Vale destacar que o meio de pagamento PIX já conta com algumas modalidades, como pagar ou receber, assim como PIX saque e PIX troco, que funcionam em estabelecimentos comerciais credenciados. Vale destacar que substituir está nos planos do Banco Central e que já teremos novas funções no PIX a partir de 2024. Uma das novas funções previstas para o próximo ano é a possibilidade das pessoas fazerem o pagamento em débito automático de contas de consumo recorrente.
Planos do Banco Central.
A verdade é que não dá para afirmar que essas funções vão colocar um ponto final nos cartões de crédito, pois não dá para saber qual será a reação das empresas de cartão. Da mesma forma, é inegável que o PIX conquistou e mudou como os brasileiros movimentam e fazem seus pagamentos. No mais, só nos resta esperar e ver como tudo vai acontecer.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente a título informativo e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.