PICPAY Cancelando o limite especial, os bancos podem fazer isso?
Reduções e Cancelamentos.
Se você, como todas as pessoas, tem conta em algum banco, seja digital ou físico, já deve ter passado em algum momento da sua vida por reduções de limite ou cancelamento de cartão e conta feitos pelo banco do qual você é cliente. Em todos esses casos, sempre fica uma pergunta: por que o banco fez isso comigo?
Motivações do Banco.
Para saber o que pode levar o seu banco a cancelar seu limite ou conta, continue lendo que te contaremos tudo o que pode acontecer e se o banco pode fazer isso ou não. Recentemente, alguns clientes do PicPay têm recebido uma notificação em seu aplicativo informando que seu limite especial está sendo cancelado de acordo com nossas políticas.
Políticas e Contratos.
Antes de tudo, tenha em mente que produtos de crédito ou conta podem ser cancelados pelo seu banco, em qualquer banco do qual você seja cliente. Pois se engana quem pensa que isso só vai acontecer nos digitais ou no PicPay. A verdade é que o cancelamento por desinteresse comercial está previsto no contrato de todos os bancos, contrato esse que você aceita quando decide ser cliente de uma instituição financeira como o PicPay.
A Lógica dos Bancos.
Entenda que quando o banco faz alguma alteração que o cliente não gosta ou julga que deixou de ser vantajosa, a primeira coisa que muitos fazem é cancelar seus produtos com aquele banco. O mesmo acontece com os bancos quando eles analisam que algum cliente não é mais vantajoso para eles, podem escolher reduzir ou até cancelar tudo que você tem com eles. E por esse motivo, os bancos estão sempre fazendo muitas análises internas em todos os seus clientes para detectar alguma alteração em seu perfil que justifique uma redução ou aumento de limite.
Fatores que Influenciam.
Vale salientar que não há um motivo específico para um banco cancelar os produtos do cliente, pois existem muitos, como risco de crédito, que é quando a pessoa tem mais crédito do que sua renda conseguiria pagar, caso todo esse limite fosse usado. Inatividade das linhas de crédito ou baixo uso também podem implicar em reduções e cancelamentos.
Prevenção e Uso Responsável.
A verdade é que não há um motivo padrão, pois o cancelamento dos produtos de um cliente depende muito do perfil do cliente afetado. Para prevenir situações como essa, você deve usar o crédito com responsabilidade e sabedoria, evitando o alto risco de crédito. Ter poucos cartões ou linhas de crédito é aconselhável. O cliente também deve buscar pagar suas faturas sempre em dia, inclusive de outras empresas, pois muitos bancos levam em consideração como você paga suas contas, além das que você já tem com eles.
Minhas Considerações.
Busque também não ficar inativo, pois sua inatividade pode ser o suficiente para alguns bancos cancelar seus produtos, como conta e cartão de crédito, por exemplo, o Banco Itaú, que já avisou que com 3 meses de cartão parado, já será o suficiente para cancelar.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente a título informativo e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.