Evite ter o cartão cancelado por risco de crédito do Banco Inter ou qualquer outro banco, fazendo isso.
O Banco Inter e seu cartão de crédito surpreenderam mais uma vez. Pessoal, é o seguinte: eu já falei a respeito desse tema aqui no canal algumas vezes e não tem jeito. Se você quiser escapar da redução do limite, cancelamento do seu cartão de crédito ou risco de crédito, como é o caso do Banco Inter, não tem jeito; você tem que mudar a sua forma de trabalhar com linhas de crédito e solicitar cartões de crédito.
Seu Cartão de Crédito.
Entenda que isso não é exclusividade do Banco Inter, e isso pode acontecer com você em qualquer outra instituição financeira. Você vai ver que tem situações desse mesmo tipo com o Banco Itaú, alegando risco de crédito e cancelando alguns cartões de crédito. O Banco Santander também faz algo parecido.
Entender o Risco de Crédito.
O que eu quero te dizer é que situações em que o banco cancela o cartão de crédito de um determinado cliente, alegando risco de crédito, podem ocorrer em qualquer instituição financeira. Todas elas, no contrato do cartão de crédito, terão as cláusulas que falam a respeito de risco de crédito.
Cancelamento de Cartão de Crédito.
E o que eu quero te dizer é que, se você ficar pedindo cartão de crédito indiscriminadamente, o que eu quero te dizer com indiscriminadamente é pedir um cartão de crédito atrás do outro, isso vai dar ruim em algum momento. Vai dar ruim em algum momento, em algum cartão de crédito, em algum banco, porque da mesma forma que você pega tantos cartões com muita frequência, a sua renda não acompanha.
Instituições Financeiras com Práticas Semelhantes.
E se a sua renda não acompanha, o que está aumentando, na verdade, é o seu risco de crédito. Risco de crédito nada mais é que o banco, com medo de que em algum momento você compre em todos esses cartões de crédito, inclusive no dele, e não venha pagar ninguém. Isso funciona assim em toda instituição financeira.
Pedir Cartões Indiscriminadamente.
Então, pessoal, eu sempre recomendo aqui no canal que você foque única e exclusivamente nos seus melhores cartões de crédito, nos bons cartões de crédito que você tem. Porque eu sei que tem pessoas que têm 15, 20, 30, 40 cartões de crédito.
O Significado de Risco de Crédito.
Entenda, isso não é normal. Uma pessoa com 20, 30, 40 cartões de crédito ativos, a menos que você tenha uma baita de uma renda, ou seja, milionário. Ok, mas mesmo assim, eu não considero algo normal a pessoa ter 30, 40 cartões de crédito ativos.
Recomendações para Manter Cartões.
Agora, se você é uma pessoa que coleciona cartões de crédito, o que você pode fazer para não sofrer com reduções assim desse tipo é solicitar algum cartão que você tem interesse em colecionar. Depois de aprovado, o cartão chegou, ou você só quer colecionar o plástico mesmo, você liga para a central de atendimento ou pelo aplicativo mesmo e faz o cancelamento do mesmo.
Quantidade Excessiva de Cartões.
Dessa forma, você consegue manter dentro da sua renda os seus melhores cartões de crédito, aqueles que têm os melhores benefícios e as melhores vantagens, que têm os melhores limites, que você pode manter.
Cartões Ativos.
Porque, se você fica pedindo muitos e muitos e muitos cartões, todo o cartão que lança, todo o cartão que chega no mercado, você quer solicitar, quer ser aprovado. Mas, em contrapartida, a sua renda não acompanha a quantidade de cartões que você pede e também não acompanha a quantidade de cartões que você tem.
Hoje deu ruim para os clientes que têm o cartão de crédito do Banco Inter; amanhã, pode dar ruim para os clientes que têm um cartão de crédito de outras instituições financeiras. Porque os bancos ficam com medo desse cliente que não está tendo alteração para mais em sua renda, ou seja, a sua renda não está aumentando.
Mas, em contrapartida, além de você ter crédito, ter cartão de crédito nesse banco, é somado todas as linhas de crédito que você tem, não só o fato do que você gasta. O banco faz um cálculo de todas as linhas que você tem e verifica se está muito além do que você tem de renda dentro daquele mês.
A Relação Entre Renda e Linhas de Crédito.
Ou seja, chega um momento que o banco não consegue mais comportar com aquela renda ali parada. Ou seja, você não ganha aumento de salário, a sua renda não está aumentando, e, em contrapartida, além de seu risco de crédito já estar muito alto, você segue pedindo outras linhas de crédito, outros cartões novos que chegam no mercado.
Então, por esse motivo, você vai acabar perdendo. Não tem jeito, eu já falei aqui no canal. Não tem jeito. Enquanto você estiver pedindo muitos cartões de crédito, vai dar ruim em algum banco. Por quê? Porque a sua renda não acompanha. A sua renda não acompanha, você não está tendo alteração de renda que mantenha tantos cartões assim.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar os nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.