Últimas notícias

Alerta por SMS de compra indevida usando o Nubank e fake: confira os cuidados que você deve ter.

Golpe envolvendo o nome do nubank

Um alerta de segurança bastante importante que eu quero fazer aqui, principalmente para você que acompanha os meus vídeos no canal digital Bank. E esse alerta de segurança, eu vou dar aqui como exemplo algumas coisas que vêm acontecendo com os clientes do cartão de crédito do Nubank, mas você tenha em mente que tudo que eu falar aqui vale para qualquer outro cartão de crédito ou banco do qual você seja cliente. Isso vale tanto para banco digital como para banco físico; vale para todos eles.

Cuidado com Notificações.

Então, pessoal, é o seguinte: o que vem acontecendo é que alguns clientes do banco digital Nubank vêm recebendo uma notificação por SMS falando que foi feita uma compra de um determinado valor em um determinado estabelecimento e que, caso não tenha sido você que tenha feito essa compra, você deve entrar em contato por meio do número de telefone que está descrito nesse SMS. 

SMS recebidos por alguns clientes do nubank

Cuidado com Reações Impulsivas.

O problema disso é que esse SMS é falso; ele não é verdadeiro. Muitas vezes, as pessoas acabam acreditando que realmente foi feita uma compra indevida em seu cartão de crédito e ligam para esse número que está nesse SMS. Você termina por passar informações sensíveis do seu cartão de crédito verdadeiro, confirma informações pessoais suas e tem praticamente o seu limite zerado, justamente por você ter passado informações sensíveis do seu cartão de crédito verdadeiro para esses golpistas. 

Pessoal, é o seguinte: situações como essas, em que você recebeu um SMS falando que foi feita uma compra indevida em seu cartão de crédito, a primeira coisa que você deve ter é calma. Você deve ter calma e não deve agir por impulso. E quando eu digo não deve reagir por impulso, é justamente você não clicar em links que venham nessas mensagens de SMS ou de alguma espécie de pop-up malicioso que tenha no seu dispositivo móvel, ou de algum e-mail que você recebeu falando algo parecido.

Nunca clique em links estranhos; não ligue para números de telefone que venham nessas mensagens. Porque assim, você já evita boa parte das dores de cabeça que você pode vir a sofrer futuramente por ter clicado ou ter ligado e confirmado algumas informações suas.

O Cliente Precisa Fazer Verificações.

O que você deve fazer logo de antemão a respeito de uma mensagem dessa que chegou para você é entrar no seu aplicativo do banco do qual você é cliente. Não só do aplicativo do Nubank, repito isso aqui vale para todas as instituições financeiras. Você entra no aplicativo do banco do qual você é cliente, verifica se o seu saldo permanece OK como você havia deixado. Verifica o limite disponível do seu cartão de crédito como você havia deixado.

Verifica o histórico de compras feitas para ver se realmente a compra que está descrita no SMS procede, se realmente foi feita uma compra daquele valor, ou seja, se o seu limite, se o seu histórico de compras, se o seu saldo em conta está OK como da última vez que você viu. Não há motivo para você sair clicando ou ligando para um determinado número que entrou em contato com você para confirmar nada. Você já descarta só de fazer essas verificações; isso aí trata-se de um golpe. Muitas pessoas são emocionadas, recebem esse tipo de mensagem, não se dão nem conta de verificar no seu próprio aplicativo que está na palma da sua mão se realmente aquela compra foi feita, se realmente foi descontado do cartão, se realmente aquilo saiu da conta, e saem clicando em links e confirmando informações a esse respeito. 

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe