Últimas notícias

Cartões Itaú: Reduzindo limites. Qual o motivo? O que podemos fazer? Confira os detalhes!

Cartões Itaú: Reduzindo limites. Qual o motivo? O que podemos fazer? Confira os detalhes!

Vamos conversar a respeito sobre o que vem acontecendo com alguns cartões. Ou pelo menos com alguns clientes do Banco Itaú. Bom pessoal, o que está acontecendo é que alguns clientes do Banco Itaú vêm sendo notificados por SMS a respeito de que, após uma reanálise do banco, detectaram a necessidade de readequar o seu perfil de crédito. Isso significa que o seu limite do seu cartão de crédito vai ser reduzido. 

Redução de limite do cartão. Após nossa análise periódica de saúde financeira, identificamos a necessidade de reduzir o limite total do cartão **** para R$ 900,00. Para saber alguns dos fatores considerados pelo Itaú, use a lupa aqui do app e pesquise: redução de limite.

Fatores que Influencia as Reduções.

Pessoal, eles alegam que essa redução de limite, à qual está submetendo esses clientes, é devido a um ajuste na sua atual situação financeira. Dois principais fatores podem interferir nas instituições financeiras nesse momento estarem aplicando essas reduções e limites nos seus clientes: a primeira delas, o medo de calote dos clientes. Aí você deve estar dizendo: "Mas poxa, José! Como que o banco pode estar sentindo medo de calote de mim, sendo que ou eu tenho portabilidade de salário com banco, ou eu nunca atrasei, ou eu sempre compro e pago as minhas faturas em dia, sempre pago adiantado às vezes, e mesmo assim um banco vem com essa e reduz o meu limite?" Pois é, o banco pode vir com essa e reduzir o seu limite mesmo você sendo um bom cliente, e o medo de calote ao qual eu me refiro não é propriamente o medo de calote seu, mas sim da alta taxa de inadimplência que temos no mercado.

Estratégias Adotadas.

E quanto mais essa taxa de inadimplência não diminui ou demora muito para baixar, é muito natural que muitos bancos comecem a reter crédito. E nessa de reter crédito, ele não só fica mais rigoroso para conceder aumento de limite como aprovar limites, ou seja, aprovar novos cartões, como ele também começa a aplicar reduções de limites em muitos clientes em que eles veem um potencial de vir a ficar inadimplente. É por esse motivo e uma coisa aqui que você tem que entender que essa estratégia de fazer redução de limite no limite dos clientes alegando a saúde financeira dos clientes, isso também não é exclusividade do Banco Itaú.

Riscos Financeiros.

Outras instituições financeiras estão seguindo esse mesmo caminho, então fazendo esse mesmo procedimento onde os bancos estão vendo que a inadimplência ainda continua alta, está demorando para baixar e no medo de que mais pessoas se endividem e eles tenham trabalho para recuperar o dinheiro que foi perdido nessas linhas de crédito, eles começam a querer mitigar o risco. O que é mitigar o risco? Reduzir o risco e para reduzir o risco, meu amigo, eles fazem o quê? Eles diminuem o limite, deixam você com um limite menor do que você tinha antes, em alguns casos cancelam cartões de crédito de algumas pessoas e assim por diante.

Como Lidar com as Reduções de Limite?

A segunda coisa que pode levar os bancos a fazer tal procedimento nesse momento também é o alto risco de crédito. O que é o alto risco de crédito? É quando o cliente tem mais linhas de crédito do que ele conseguiria pagar caso ele viesse a utilizar todas essas linhas de uma única vez. Outra coisa que interfere bastante no risco de crédito é quando você tem o hábito de pedir muitos e muitos e muitos e muitos e muitos cartões de crédito com muita frequência. O banco, ele fica com medo que você compre em tantos cartões e não tenha dinheiro para pagar nenhum, e esse nenhum pode ser o dele. 

Minhas Recomendações.

A dica que eu sempre dou, sempre darei aqui no canal, sempre vai ser essa: se você tem algum cartão de crédito, se você tem alguns cartões de crédito que você considera seus melhores cartões, privilegie esses cartões de crédito porque são seus melhores. Não é que isso que eu estou dizendo aqui vai garantir que você não passe por uma redução de limite, mas pelo menos vai reduzir as chances do banco olhar para você e dizer: "Poxa, o José tem uma alta probabilidade de ficar inadimplente com a gente, vamos reduzir o limite dele." Espere as coisas melhorarem, espere essa alta taxa de inadimplência que ainda temos no mercado baixar. Não peça tantos cartões nesse momento porque o banco fica olhando a situação já não está boa e você fica pedindo linhas e mais linhas e cartões e mais cartões um atrás do outro. O banco, ele fica olhando para você como um cliente de alto risco que pode se endividar a qualquer momento. Então, fique atento. Esses fatores de que vêm levando tantos bancos, repito, não é exclusividade do Itaú, muitos bancos estão fazendo uma limpa, estão querendo reduzir ao máximo o risco que eles têm de perder em dinheiro com clientes que podem vir a ficar inadimplente. 

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe