Últimas notícias

Cartões Itaú, se você faz isso, PARE! Seu cartão vai ser cancelado. Confira os detalhes.

Cartões Itaú, se você faz isso, PARE! Seu cartão vai ser cancelado. Confira os detalhes.

Uma situação que estava acontecendo com os clientes dos cartões de crédito da XP e da Rico, que no final das contas é a mesma instituição financeira para esses dois cartões de crédito. Lá, eu explicava que alguns clientes, que foram aprovados com bons limites, agora estavam sofrendo com reduções de limite e a instituição financeira alegava que o motivo disso era pouco uso ou simplesmente inatividade, ou seja, falta de uso dos cartões de crédito. A pessoa termina por perder parte considerável do limite, e, em alguns casos, até mesmo o cancelamento do cartão.

Situação das Notificações e Cancelamentos.

Bom, pessoal, é o que vem acontecendo com os cartões de crédito e os clientes do Banco Itaú não é muito diferente. Algumas pessoas que têm cartão do banco estão sendo notificadas a respeito de reduções de limites e, em alguns casos, até mesmo cancelamento. E se você não lembra, existem matérias no site do canal, inclusive vídeo aqui no canal, em que eu já falava que alguns meses atrás o Itaú já havia notificado diversas pessoas a respeito de uma alteração na política dos cartões de crédito da instituição financeira. Segundo o banco Itaú, cartões de crédito inativos por mais de 90 dias poderiam ser cancelados.

Recomendações para Reverter a Situação.

E como você pode reverter essa situação? É basicamente da mesma forma que eu recomendei no vídeo em que eu mencionei a respeito da situação dos cartões XP e Rico. Se você tem esse cartão de crédito, se você tem algum cartão de crédito desse banco e se você julga que o limite que ele deu para você é bom, prioriza ele. Não tem segredo, prioriza ele. Compre com alguma frequência. Não é que você tem que comprar todo dia, mas compre com alguma frequência a ponto de deixar o cartão de crédito ativo.

Escolha Seus Cartões.

Prioriza o cartão, porque tem muitas pessoas que querem todos os cartões. E todos os cartões, meu amigo, eu digo para você, é impossível. Você nunca vai ter todos os cartões, e na busca por ter todos os cartões, você pode perder limites bons porque você quer manter cartões com limites ruins e que não te oferecem nenhum benefício. Então, você tem que colocar na balança. Eu quero manter o cartão de crédito com limite bom e que me oferece benefícios, ou eu quero tentar manter todos, inclusive aqueles com limite baixo, congelado, que não tem nada além do limite? Você tem que se questionar se vale a pena colocar em risco algum cartão que você tenha com limite bom porque você quer manter todos, entende? Todos vai ser impossível de você manter, porque em algum momento, alguma instituição, alguma administradora, alguma empresa de cartão dessa que você é cliente, ela pode olhar para você e dizer assim. Esse cliente aqui não faz muito sentido manter ele usando. Ele compra muito pouco, ele utiliza de vez em quando, não dá lucro para a gente. Pede cartão com muita frequência, o risco de crédito dele tá alto, vamos reduzir. Ou outra pode dizer: Vamos cancelar. E aí você perdeu, você não consegue manter todos os cartões.

Cartões de Crédito.

É por esse motivo que eu sempre recomendo: escolha ficar com os cartões que você tem, os melhores limites, os melhores benefícios e os melhores, na sua opinião, porque a sua renda, ela nunca, ela nunca vai conseguir comportar todos os cartões que você tem. No intuito de querer manter todos, você vai pulverizar e termina por não comprar como deveria comprar em nenhum deles. O ideal é que você consiga os seus gastos em alguns ou em algum cartão de crédito. 

Padrões de Uso dos Cartões.

Então, fica atento, porque a maioria dos bancos estão de olho nessa situação de muitas pessoas pedirem muitos cartões e acabarem não utilizando nenhum, ou deixar o cartão de crédito inativo por um certo período, ou comprar um pinguinho em cada um. O banco sabe que você tá comprando um pinguinho só na intenção de querer mantê-lo ativo, mas entenda que o banco é interesseiro, assim como você. Você tem interesse no banco te dar crédito e o banco tem interesse em você dar lucro para ele. Então, o banco também tá de olho nessa situação e para o banco você não é vantagem para ele fazendo esse tipo de procedimento com ele. Por esse motivo, independente de você pagar as faturas ou não, de nunca tá devendo para instituição financeira, eles podem tanto reduzir como cancelar, aqui para eles vai dar no mesmo, sendo que você já não estava dando lucro para ele. De toda forma. 

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe