O que é score de crédito e como melhorar o seu perfil? Confira detalhes.
Um assunto que gera um pouco de dúvida é algo que todo mundo utiliza consciente ou inconscientemente, que nesse caso é o score de crédito. Eu tenho que fazer aqui alguns alertas logo de início a respeito dessa temática. O score de crédito parece ser um bicho-papão para algumas pessoas, mas eu vou logo te adiantando que o score de crédito pessoal não garante aprovação de nenhum tipo de cartão de crédito ou de linha de crédito para ninguém. O score de crédito é apenas uma das métricas que as instituições financeiras utilizam no momento em que estão fazendo a análise de crédito em seu perfil.
Melhore suas chances.
Tendo em mente isso, leve em consideração que, para você aumentar ou melhorar suas chances de conseguir linhas de crédito como cheque especial, empréstimo pessoal, financiamento, cartões de crédito, você deve melhorar não só a sua pontuação de score de crédito como também o seu hábito e a forma como você trabalha e lida com crédito. E por que eu digo isso? Porque o score, como eu falei no início, não é algo que garante 100% que você vai ganhar. Aliás, não existe nada que te garanta 100% de nada. Entende? Então, tenha em mente o seguinte: para você ter uma boa relação com a questão do seu score de crédito, tenha em mente que, se você perde linhas de crédito, aumenta de limites, financiamentos, cheque especial, empréstimo pessoal, cartão de crédito, todas essas coisas com alguma frequência ou com muita frequência, a tendência é que o seu score de crédito caia todas às vezes que você fizer uma solicitação de qualquer um desses produtos de crédito. Por um motivo bem simples: toda vez que você fica pedindo uma linha de crédito ou aumento, ou um cartão novo, você vai passar por análise de crédito, e todas às vezes que o seu CPF é consultado, a sua pontuação de score de crédito cai também porque sofreu uma nova consulta.
Efeitos da solicitação de crédito.
Então, por esse motivo, eu sempre digo: não peça cartões ou linhas de crédito, ou não fique no pé das instituições financeiras pedindo um aumento atrás do outro feito louco, porque isso tende a prejudicar o seu score de crédito e também o seu perfil como cliente. Muitas vezes você está pedindo um aumento de limite para um cartão de crédito só para mostrar para os amigos que você tem um limite alto, quando, na realidade, pode até ser que você nem use todo esse crédito que você já tem no cartão. Mas, mesmo assim, por vaidade, você quer ter um limite ainda muito maior do que aquele que você realmente costuma utilizar.
Verifique suas informações.
Algo que também resolve para que você melhore a sua pontuação é manter sempre as suas informações atualizadas nos birôs de proteção ao crédito, como Quod, Boa Vista, SPC e Serasa. Você tem sempre que ir presencialmente nesses locais e verificar como está a situação do seu CPF ou simplesmente entrar no site dessas instituições e verificar como estão suas informações. Por que eu digo isso? Porque muitas vezes você tem uma informação lá, mas já não mora mais naquela cidade, já não mora mais naquele bairro, não mora mais naquela residência, não mora mais naquela rua. E o que é que acontece? Muitas vezes você tem essas informações desatualizadas em alguns desses birôs, e quando você vai pedir uma certa linha de crédito, um certo cartão de crédito, que você coloca suas informações atuais, que a instituição financeira vai consultar aquelas informações que você cedeu, e elas entram em conflito. Porque você deu uma informação, e a instituição financeira encontrou outra informação totalmente diferente. E o que acontece muitas vezes? A instituição financeira pode optar por te negar crédito por não saber qual é a informação verdadeira: se é aquela que ela encontrou no birô, que está desatualizada, ou se é a que você forneceu naquele momento. Então, a informação desatualizada também cabe a você corrigir essa situação porque pode te prejudicar.
Pague até o vencimento.
Outra coisa que você pode focar é sempre pagar suas contas rigorosamente em dia. Tenha em mente, quando eu falo contas de consumo, como água, energia, IPTU, aluguel, telefone, internet, academia, tudo que você tiver registrado em seu CPF, pague rigorosamente em dia. Outra coisa que você deve pagar não só em dia são essas contas de consumo, como também faturas de cartões de crédito que você tem não só com aquela instituição financeira, mas com outras instituições financeiras também. Porque só o score de crédito pode ser que não seja suficiente se você não verificar todos os outros pontos a seu respeito.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe