Atenção! Vazamento de Chaves PIX na Shopee: Banco Central Alerta. Saiba como se Proteger.
O alerta que o Banco Central fez a respeito de vazamentos envolvendo clientes da plataforma Shopee. Segundo o Banco Central, houve vazamento das chaves PIX; 150 chaves foram vazadas. Mas, antes de tudo, quero destacar que essa situação de vazamento de informações a respeito de chave PIX em alguma plataforma não é exclusividade da Shopee. Se você der uma vasculhada em alguns sites, verá que outras instituições financeiras e outras lojas também já passaram pelo mesmo problema de vazamento de chave PIX.
Notificações.
Entretanto, o Banco Central reforça que tal vazamento não compromete a sua segurança pessoal ou de movimentação bancária. O Banco Central também informa que as pessoas afetadas por esse vazamento serão notificadas e que, nesse caso, o comunicado será feito pela instituição financeira, da qual você é cliente, por meio do Internet Banking. Um ponto bastante importante: o Banco Central destaca que ele não vai utilizar mecanismos de notificação como SMS e e-mail para fazer notificações.
Recomendações.
Aqui vão algumas recomendações que você deve seguir para aumentar ainda mais a segurança das suas movimentações financeiras, tanto online como presenciais: você deve monitorar rigorosamente todos os dias a movimentação no seu aplicativo, verificar se não há alguma compra indevida que passou despercebida ou que simplesmente o banco do qual você é cliente não te notificou. Também, não saia compartilhando as suas informações pessoais. E quando eu falo isso, pessoal, entenda: tem muita gente que faz isso, compartilha como se não houvesse amanhã.
Cuidados.
Como essas pessoas fazem isso? Geralmente participam de grupos de redes sociais, e dentro desses grupos, geralmente alguém posta que tem uma promoção, um aniversário de uma loja, ou algum programa social do governo, que geralmente são coisas maliciosas. Mas as pessoas, por não terem conhecimento, saem compartilhando, e muita gente clica e sai colocando as suas informações pessoais nesses cadastros. Então, preste bastante atenção antes de sair se cadastrando em supostas promoções, em supostos aniversários de lojas, pois muitas vezes não são reais. E também em supostos benefícios que você teria direito do governo federal e que possivelmente podem não ser verdadeiros; pode ser um golpe simplesmente para coletar suas informações pessoais. Muitas vezes, o erro é do próprio cliente, que saiu compartilhando e clicando em coisas que ele pensou que seriam verdadeiras, justamente porque seriam vantajosas para ele.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe