Por que seu Cartão de Crédito da Amazon, Casas Bahia e Mercado Pago Nunca é Aprovado?
Três cartões de crédito que as pessoas reclamam muito que não conseguem ser aprovadas, mesmo sendo clientes antigos das lojas, são o cartão Amazon, cartão Casas Bahia e cartão Mercado Pago. O que esses três cartões de crédito têm em comum? É justamente a metodologia de aprovação, que no final das contas acaba não aprovando os clientes, e por um motivo muito simples, que algumas pessoas desconhecem: esses pontos que as instituições financeiras têm com esses cartões de crédito. Vou dar um exemplo bem claro: é muito comum encontrar pessoas que são clientes das Casas Bahia, da Amazon ou do Mercado Livre, dizendo assim: "Ah, eu sou cliente dessa empresa há X anos, compro horrores, comprei muito e continuo comprando, mas o cartão sequer é oferecido".
Peso das Compras.
Entenda: você pode comprar o que for nas Casas Bahia, pode comprar o que for no Mercado Livre, pode comprar quanto quiser na Amazon, que não vai ter muito peso — para não dizer que não vai ter peso nenhum — na análise de crédito desses cartões de crédito. Eles são parceiros de outras instituições financeiras e, quase sempre, quem vai fazer a análise de crédito não é a loja onde você compra muito. Quem faz a análise de crédito é o banco parceiro dessa loja, e quase sempre esse banco tem seus próprios critérios para fazer essas análises de crédito.
Avaliação.
O que acontece muitas vezes é: você comprou muito ou compra há anos no Mercado Livre e nunca ganhou uma oferta do cartão Mercado Pago, já que o Mercado Pago e Mercado Livre são a mesma empresa. Ou você compra há décadas nas Casas Bahia, continua comprando e eles não aprovam o cartão por nada. Isso porque, assim como nas Casas Bahia e na Amazon, quem faz a análise de crédito não é a loja ou o Marketplace. Quem faz a análise de crédito do cartão Casas Bahia e do cartão Amazon é o Banco Bradesco, que tem suas metodologias próprias de avaliar o que é um bom cliente ou não, e se você se encaixa dentro desse critério.
Reflexão.
Então, antes de dizer que a loja não está levando em consideração seu histórico, você tem que se autoavaliar: "Eu tenho alguma pendência com o Bradesco? Já tive alguma pendência com o Bradesco? Já tive alguma pendência com algum parceiro comercial do Bradesco no passado?". Pode ser que você nunca tenha tido nenhum tipo de pendência com nenhum parceiro nem pendência com o Bradesco, mas simplesmente o Bradesco enxerga você como um cliente que não vale a pena, e por esse motivo, naquele momento, ele não está querendo aprovar o cartão de crédito para você.
Responsabilidade.
Então, não caia nessa de pensar que quem não está aprovando o cartão de crédito para você são as Casas Bahia ou a Amazon, porque não são eles que fazem a análise de crédito. Quem faz a análise de crédito é o Banco Bradesco, que é o responsável pela emissão do cartão e pela análise de crédito. O cartão só é aprovado se a instituição financeira quiser. Tanto que o próprio cartão de crédito da Amazon deixa isso bem claro: quando você é negado, fica uma mensagem em vermelho informando que o cartão foi negado pela instituição financeira, ou seja, deixando claro que a negativa foi do banco.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.