Últimas notícias

Por Que Seu Limite de Crédito Pode Ser Reduzido Mesmo Com Pagamentos em Dia? Entenda os Motivos.

Por Que Seu Limite de Crédito Pode Ser Reduzido Mesmo Com Pagamentos em Dia: Entenda os Motivos.

Uma situação que vem acontecendo com algumas pessoas, que se tornou frequente aqui no canal, é ver algumas pessoas reclamando a respeito de redução de limite. A principal queixa delas é que o limite foi reduzido, mesmo essa pessoa pagando suas faturas rigorosamente em dia. É o que eu já expliquei aqui em diversos vídeos. Dá uma procurada no canal que você vai encontrar eu falando a respeito desse assunto em muitos vídeos.

O Que Isso Significa?

Pessoal, não pensem que pagar a fatura do seu cartão de crédito em dia é a segurança de que o seu limite nunca vai ser reduzido ou que o banco simplesmente vai deixar de olhar para você e dizer "é desinteresse comercial e tchau, meu amigo". Pagar a fatura do seu cartão de crédito em dia é sua obrigação, não é um benefício que você está dando para o banco pagando a fatura dele em dia.

O Papel dos Bancos.

Agora, se o banco vai reduzir o seu limite ou não, aí depende de duas coisas. A primeira delas depende da instituição financeira querer fazer isso ou não, até porque eles têm as regras, têm os critérios internos deles que permitem fazer isso, aumentar, reduzir e cancelar a qualquer momento, desde que notifique o cliente. Até porque isso é algo que está no contrato que você aceitou quando passou a se tornar cliente de uma determinada instituição. Concordou que o banco pode aumentar, pode reduzir e pode cancelar esse cartão de crédito a qualquer momento, desde que ele te notifique.

Direitos e Obrigações.

Vale salientar que é o mesmo direito que cabe a você. Do mesmo jeito que a instituição financeira não é obrigada a te querer manter como cliente ou manter o seu limite, é o mesmo direito que você tem de não querer permanecer sendo cliente de uma determinada empresa ou de um determinado banco, muito menos aceitar o limite que ela deu para você. É um direito que cabe a ambas as partes. Esse é o primeiro motivo que leva a instituição financeira a querer reduzir ou cancelar o seu limite, mesmo você pagando o seu cartão de crédito rigorosamente em dia.

Risco Financeiro e Hábito.

O segundo motivo que pode levar a instituição financeira a cancelar ou reduzir o seu limite, mesmo você estando em dia, não devendo nada para esse banco, é simplesmente ela estar enxergando em você uma espécie de risco financeiro. Ou seja, se você tem maus hábitos com produtos de crédito, meu amigo, não há fatura que você pague que te livre de uma redução ou de um cancelamento futuro.

Solicitação de Crédito.

É por esse motivo que eu sempre faço questão de frisar em muitos vídeos aqui no canal: não fique pedindo muitas linhas de crédito com muita frequência, não peça tantos cartões de crédito com tanta frequência, porque o banco pode enxergar em você o risco de crédito que você está provocando intencionalmente ao pedir tantos cartões de crédito e escolher por simplesmente não correr esse risco com você de vir a se endividar.

Algumas Consequências.

E, amanhã ou depois, esse cliente que está pagando em dia hoje pode ser o cliente inadimplente amanhã. Então, muitos bancos optam por não querer pagar para ver se esse tipo de gente vai se endividar amanhã. Então, eles optam por reduzir, optam por cancelar. E nessa, meu amigo, você pode estar pagando em dia como for, ele vai reduzir, vai cancelar, vai fazer valer o que está descrito no contrato que você aceitou.

Crédito e Renda.

E vai reduzir, e não vai ter muito que você possa fazer. É muito provável que a sua renda não esteja acompanhando essa escalada de crédito que você está fazendo, ou seja, você está tendo mais crédito do que a sua renda conseguiria pagar. Então, é inevitável que, em algum momento, algum banco, mesmo você pagando em dia, algum banco do qual você é cliente, que você gosta do cartão, que você julga ter um limite bom e benefícios legais naquele cartão, vai ficar com medo de você e vai querer te cancelar, vai querer reduzir o seu limite simplesmente por isso: porque chegou um momento em que você está tendo tanto crédito, tanto crédito, que a sua renda não está acompanhando na mesma velocidade que você pede crédito na praça.  

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe