Pix: Novas Medidas de Segurança e Funcionalidades Que Podem Desbancar os Cartões de Crédito.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou que o Pix está assumindo cada vez mais funções que, até então, eram oferecidas pelo cartão de crédito. Segundo ele, o meio de pagamento Pix já oferece as mesmas garantias de pagamento que, até então, só o cartão de crédito oferecia para os comerciantes e para os clientes que costumam fazer o pagamento de produtos com esse meio de pagamento. Segundo Campos Neto, o pagamento feito com Pix é benéfico tanto para os clientes quanto para os lojistas, levando em consideração que reduz drasticamente as taxas que, até então, são cobradas pelos cartões de crédito.
Camada de segurança.
A partir do dia primeiro de novembro, está chegando uma camada extra de segurança para você que costuma utilizar e fazer os pagamentos via Pix por meio do seu dispositivo celular, e essas pessoas que têm o hábito de trocar o aparelho celular com certa frequência podem sofrer, num primeiro momento, com uma parada temporária do Pix em seu dispositivo novo.
E como vai funcionar isso? A partir do dia primeiro de novembro, o Pix vai passar por uma alteração de segurança, onde vai parar de funcionar em dispositivos celulares novos que você está querendo utilizar com suas chaves, ou até mesmo haverá limitação para R$ 200,00 por operação. Para aqueles que desejam fazer uma operação acima de 200 reais, será preciso fazer o cadastro do seu novo celular no banco onde você é cliente. Somente depois desse cadastro do aparelho novo feito no banco é que você poderá fazer transações de Pix com valores acima de R$ 200,00.
Pix por aproximação.
O presidente do Banco Central ainda destaca que, nos próximos meses, o Pix por aproximação poderá ficar disponível para utilização de todas as pessoas que já utilizam o Pix normalmente no seu dia a dia, com uma ressalva: para você utilizar o Pix por aproximação, o seu dispositivo celular, independente de ser iOS ou Android, precisa ter a tecnologia NFC, que é a mesma tecnologia que os cartões de crédito já utilizam para pagamentos por aproximação. Você, tendo um dispositivo que tem essa tecnologia, como um smartphone ou smartwatch, quando essa nova opção do Pix estiver disponível, poderá fazer seus pagamentos apenas aproximando o seu dispositivo celular ou smartwatch.
Semelhante a um cartão virtual.
Realmente, tenho que concordar com o presidente do Banco Central que, cada vez mais, o Pix está tomando o lugar do cartão de crédito e cada vez mais se parecendo com um cartão de crédito virtual. Acredito que, em pouco tempo, o próprio Banco Central pode disponibilizar alguma função em que você possa pagar parcelado e a própria chave Pix que você tem cadastrada passe a ter alguma espécie de limite e data de vencimento, assim como os cartões de crédito já têm. Mas isso só o tempo nos dirá se realmente vai acontecer e se o Pix vai roubar a cena a ponto de deixar os cartões de crédito obsoletos.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe