Explosão do Crediário Digital: Como a Black Friday e o Fim de Ano Estão Transformando o Crédito no Brasil!
Fim de ano versus Black Friday, que está impulsionando a concessão de crédito em muitos marketplaces que oferecem linhas de crédito, e também alguns bancos digitais que trabalham com essa modalidade de crédito. Estou falando do crediário digital, que meio que se tornou uma febre entre alguns bancos digitais e, principalmente, entre os principais marketplaces do Brasil.
Marketplaces e bancos digitais.
Pessoal, é o seguinte: devido ao final de ano e à Black Friday, muitos marketplaces como Magazine Luiza, Casas Bahia, Shopee e Mercado Livre têm oferecido amplamente esse tipo de linha de crédito. O Banco Inter, que também possui o seu crediário digital, semelhante ao que essas lojas já oferecem, também vem seguindo essa mesma linha. Tem surgido, nas últimas horas, muitos relatos aqui nos canais do YouTube de pessoas que conseguiram ser aprovadas nessas linhas de crediário digital, tanto nas lojas quanto nos bancos digitais.
E isso é bom, principalmente se você for uma pessoa que está querendo fazer sua comprinha, mas, infelizmente, não tem cartão de crédito ou, se tem cartão de crédito, o limite está bem aquém daquilo que você queria comprar. E aí pode ser uma oportunidade. Entretanto, você precisa ficar de olho nas taxas de juros que são praticadas nesse tipo de linha de crédito. Pois esse tipo de linha de crédito até pode parecer com um cartão de crédito, mas termina na semelhança do parcelamento, porque, em alguns deles, você precisa dar uma entrada. E, além de você dar entrada, também tem o quesito de que você fica limitado a comprar dentro daquele estabelecimento que te deu a linha de crédito.
Comparando opções.
Dependendo do que for que você está comprando ou, se você tiver um cartão de crédito com limite equivalente, eu recomendo você fazer uma análise: veja quanto que fica o produto parcelado com essa linha de crédito e também verifique quanto fica o mesmo produto, com o mesmo número de parcelas, em um cartão de crédito. Também verifique essas compras sendo feitas em outros estabelecimentos comerciais fora do marketplace que te deu o crédito. Veja se não há uma oferta superior à que foi oferecida para você. Tudo isso evita que você gaste mais dinheiro do que seria necessário para comprar aquele produto e também previne que, futuramente, você venha a se endividar.
Oportunidade para quem não tem cartão.
Esse tipo de linha de crédito não é de todo ruim; vai depender muito de para quem ele foi oferecido e também das condições da pessoa que recebeu esse tipo de linha de crédito. Se você é uma pessoa, como eu falei, que não tem cartão de crédito, pode ser uma vantagem, porque, a partir daí, além de você conseguir fazer suas compras, você também vai montar o seu histórico de crédito. Uma vez você tendo o seu histórico de crédito, você pode tentar solicitar cartões de crédito de outras instituições financeiras, fintechs, contas digitais, bancos físicos e por aí vai.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe