Os verdadeiros cartões para negativado: opções que realmente funcionam.
Um assunto que eu acredito que a maioria de vocês já deve ter se deparado em algum momento, em algum campo de comentário, em alguma rede social ou grupo, é com alguém fazendo a seguinte pergunta: "Tal cartão aprova pessoas negativadas?" E, geralmente, vão ter aquelas pessoas que vão responder a essa pergunta dizendo que não, que o cartão não aprova pessoas negativadas, mas que conhecem alguém que conseguiu ser aprovado em um cartão de crédito X, Y, Z do banco Fulano de Tal. Pessoal, aqui vamos falar a respeito de boas opções para quem está com o nome negativado, mas deseja voltar a comprar parcelado com cartões de crédito.
Nome Negativado.
Quero destacar aqui que é o seguinte: não existe nenhuma fórmula mágica para você conseguir voltar a comprar parcelado e ter crédito com o seu nome estando restrito, ou seja, com o seu nome negativado. Você vai ter que fazer alguns procedimentos e optar por alguns caminhos para voltar a ter esse benefício de crédito. O primeiro deles é tentar entrar em acordo com a instituição financeira que você deve. Se for possível, dependendo da instituição financeira, pode ser que você consiga um bom acordo, como está acontecendo para os clientes do Nubank e também para os clientes do Banco Santander, onde esses clientes foram selecionados pelas instituições financeiras.
Cartões Consignados.
A outra possibilidade que você tem de conseguir, na verdade, são duas, de conseguir ter crédito mesmo tendo o nome restrito, é se você for uma pessoa aposentada, pensionista do INSS, ou até mesmo servidor público, ou federal. Por que eu digo isso? Devido aos cartões de crédito consignados, que são uma modalidade de cartão de crédito que você não passa por análise de crédito propriamente dita. Isso porque você estará dando como garantia justamente o seu salário. Você poderá fazer seus pagamentos à vista, pagamentos parcelados, fazer compras em lojas físicas, fazer compras em lojas online, ou seja, é um cartão de crédito como outro qualquer. A única diferença dele é justamente essa: como você está dando como garantia de pagamento das dívidas que vier a contrair nesse cartão de crédito o seu salário, não há risco para a instituição financeira e, por esse motivo, não há necessidade de se fazer uma análise de crédito.
Esses cartões consignados aprovam pessoas mesmo estando negativadas, desde que você se enquadre dentro desse perfil. E o outro diferencial desse tipo de cartão é que, quando chega o dia do pagamento da fatura, geralmente o dia em que o salário cai na sua conta, esse valor já é debitado automaticamente. Outro cartão de crédito que está muito conhecido e muitas pessoas têm conseguido é o cartão de crédito de limite garantido. Esse tipo de cartão é atrelado a algum tipo de CDB. Nesse caso, você faz um investimento, por exemplo, de mil reais e, equivalente a esse valor, é liberado crédito para o seu cartão. Você também pode fazer suas compras à vista, compras parceladas, e terá uma fatura para pagar no final do mês.
Cartões de Limite Garantido.
Ainda há um lado positivo: o valor que você investiu continua rendendo uma certa porcentagem do CDI, dependendo da instituição financeira que você escolheu para ter esse tipo de cartão. Uma ressalva sobre o cartão de limite garantido é que, se você não pagar a fatura, o banco poderá descontar esse valor do investimento feito. Por isso, o recomendável é que você faça o investimento e, quando a fatura chegar, pague com um valor à parte. Caso contrário, se você não pagar a fatura com o valor separado e esperar que o banco desconte do que você investiu, você perde tanto o investimento quanto o limite.
Ou seja, pessoal, existem inúmeras possibilidades hoje em dia para você voltar a ter crédito. Você pode ter um cartão de limite garantido e usá-lo normalmente; ninguém vai saber se o seu cartão é de limite garantido ou não. Se você for pensionista, aposentado do INSS, ou servidor público, ou federal, dependendo do banco, você pode ter um cartão de crédito consignado e ter um limite como qualquer outro. Da mesma forma que o cartão de limite garantido, ninguém saberá que o seu cartão é consignado, pois geralmente é o mesmo cartão, só muda a função; só você sabe que o cartão é assim.
Exceções.
Realmente, hoje em dia, só não tem cartão de crédito quem não quer, porque existem muitas opções, inclusive para negativados. Agora, pessoas que dizem "Ah, fui aprovado em um cartão de crédito sem precisar ser consignado, sem precisar fazer investimento, em um cartão de crédito normal, que passa por análise de crédito", aí, meu amigo, isso já é na base do "eu acho". Eu sempre faço questão de deixar claro: esses cartões de crédito que geralmente passam por uma análise de crédito e as pessoas dizem que foram aprovadas são a exceção da exceção e, com muito, eu diria, um banho de sorte para conseguir. Essas pessoas não representam a realidade de 100% das pessoas que têm restrição no nome e procuram ter um cartão de crédito. Geralmente, as opções recomendadas para quem deseja ter um cartão de crédito na situação de nome negativado são essas.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe