Últimas notícias

Pix com Função de Cartão de Crédito: A Revolução que Pode Abalar o Mercado até o final de 2025!

Pix com Função de Cartão de Crédito: A Revolução que Pode Abalar o Mercado até o final de 2025!

O Pix com função de cartão de crédito está chegando ao Brasil até o final de 2025. Isso mesmo, meu amigo, você não ouviu errado! Parece que os cartões de crédito terão um oponente à altura: o Pix com a função de cartão de crédito. O banco em que você é cliente provavelmente vai oferecer uma linha de crédito a partir da função Pix que você já possui. Para isso, é claro, você vai precisar passar por uma análise de crédito do banco ao qual é cliente. Caso seja aprovado nessa linha de crédito, assim como ocorre com um cartão de crédito, você passa a ter essa linha de crédito disponível na função Pix.

Segurança e praticidade.

Com ela, você poderá tanto fazer compras à vista quanto parceladas e, no final do mês, terá uma fatura para pagar, da mesma forma que teria ao realizar uma compra com um cartão de crédito. A diferença é que, com o Pix, teoricamente, você terá mais segurança, já que não há numeração de cartão de crédito, nem código de segurança no verso do cartão e nem um plástico para ser inserido em maquininhas. Você apenas digita sua chave ou faz a leitura de um QR Code do estabelecimento onde deseja realizar a compra.

Declaração do BC sobre o novo Pix.

A declaração de que o Pix com função de cartão de crédito estaria disponível até o final de 2025 foi dada por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em uma entrevista ao portal de notícias Folha de São Paulo. Segundo ele, o Pix com função de cartão de crédito já está em desenvolvimento pela área de tecnologia do Banco Central, que é responsável por todas as versões do Pix até o momento. Essa declaração se alinha com tantas outras que ele já deu a respeito do Pix substituir, um dia, os cartões de crédito. Agora, com essa função do Pix podendo realizar os mesmos procedimentos que um cartão de crédito já faz, isso se torna bem claro e provável.

Ainda segundo o presidente do Banco Central, essa modalidade de Pix com função de cartão de crédito é vantajosa para ambos os lados: tanto para o usuário comum, que poderá usar sua chave Pix para fazer compras, quanto para os lojistas, que poderão realizar vendas. Isso porque, segundo ele, essa mudança baratearia o crédito no mercado.

Por que o Pix ainda não deve substituir os cartões?

Aqui, vou deixar um pouco do meu ponto de vista sobre o Pix substituir ou roubar a cena dos cartões de crédito. Acredito que, em um primeiro momento, isso não vai acontecer por alguns motivos. O primeiro deles é que, atualmente, o Pix só é aceito no Brasil, ou seja, para compras internacionais, você ainda vai precisar de um cartão de crédito. Levando em consideração o quesito bandeira, o Pix, como sabemos, é um produto desenvolvido pelo Banco Central e que todos os bancos oferecem aos seus clientes. Também acredito que, para ele substituir de vez os cartões de crédito, seria necessário ser aceito de forma equivalente aos cartões em outros países e também em sites internacionais que hoje aceitam cartões de crédito, justamente pela parceria dos cartões com as bandeiras MasterCard e Visa.  

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe