Últimas notícias

Redução de Limites e Cancelamentos de Crédito: O Perigo de Depender de um Único Banco!

Redução de Limites e Cancelamentos de Crédito: O Perigo de Depender de um Único Banco!

Reduções de limite que vêm acontecendo tanto nos cartões de crédito como também no limite que você tenha disponível na conta-corrente para os clientes no banco Itaú. E, infelizmente, pessoal, tenho que dizer para você que isso não é algo fora do comum, anormal, isso é bem normal, isso pode acontecer. Como já expliquei em diversos outros vídeos aqui do canal, isso pode acontecer em qualquer instituição financeira, seja pequena ou grande, fintech, banco digital, o que for. 

Teve linhas de crédito? Você está suscetível a passar por situações como essa, principalmente se você é uma pessoa muito dependente de linhas de crédito para movimentar o seu dia a dia, tanto em compras com cartão de crédito ou linhas de crédito na conta que você utiliza com alguma espécie de capital de giro para o seu pequeno negócio. Você deve tomar alguns cuidados para se precaver de situações como essa e não se tornar refém de uma única instituição financeira.

Manter uma boa saúde financeira.

A primeira dica que eu dou aqui para você é o seguinte: tenha uma boa saúde financeira. Não peça muitas linhas de crédito com muita frequência, pois, em algum momento, algum banco que você é cliente vai te penalizar. E ele te penaliza quase sempre assim, com reduções de limite. É o banco com medo desse seu perfil maluco, pedindo crédito a todo instante. O banco ele não se sente seguro de manter uma linha de crédito com alguém que fica pedindo crédito a todo instante. O banco fica sem entender porque que essa pessoa precisa de tantos cartões de crédito, precisa pedir cartão de crédito com tanta frequência. Aí você já viu, né? O banco ele não quer pagar para ver, ele não quer esperar pelo belo dia que você vai se endividar, vai se enrolar e não vai conseguir pagar, e ele não quer ficar com esse calote. Aí, o que é que ele faz? Diminui o risco para ele. E como é que ele diminui esse risco para ele? Reduzindo seu limite.

Excesso de pedidos.

E se você permanece nessa pegada de pedir cartão de crédito e pedir linhas de crédito como se não houvesse amanhã, o próximo passo vai ser, muito provavelmente, cancelar o cartão ou as linhas de crédito que você tem com ele. Se você só tem um ou dois cartões de crédito ou somente uma conta-corrente com uma linha de crédito nela, o ideal é que você tenha mais uma opção de cartão de crédito ou mais uma opção de conta-corrente. Por que isso? Para que você tenha relacionamento com mais de uma, ou seja, uma ou duas instituições financeiras, para que você não se torne refém de uma única instituição financeira.

A armadilha.

Porque muitas vezes acontece a seguinte situação: “Esse limite é perfeito, me supre em tudo, e eu não preciso de mais nenhum cartão da face da terra para fazer qualquer outra coisa. Só ele me basta, eu não vou pedir mais nenhum.” Ah, o que acontece? Algumas vezes, por algum motivo no seu perfil ou alguma coisa que você mudou, a forma como você paga as suas contas tanto com o banco como as outras contas que você tem cadastradas em seu nome, ou simplesmente alguma mudança mercadológica, algum cenário no país mudou, e o banco está vendo que o risco de crédito nacional está muito complicado, e o banco resolve, simplesmente do nada, cancelar a sua linha de crédito da conta ou simplesmente reduzir ambas: a da conta e a do cartão. 

E você precisava dessas linhas de crédito para seu dia a dia. E aí, como é que fica no caso de você que disse que só esse cartão de crédito, só essa conta bastaria para você? Pois é, por esse motivo que eu digo: tenha uma ou duas opções a mais daquela que você julga muito boa, para que você não se torne refém de uma única instituição financeira. Porque, quase sempre, quando você passa por uma redução ou cancelamento de limite de um banco, é irreversível. É muito difícil que você consiga reverter ou reaver o limite que você perdeu em uma redução. Pode acontecer de você conseguir reverter? Pode acontecer, mas isso não é a regra para a maioria das pessoas.

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe