Upgrade de Cartão de Crédito: O Que os Bancos Não Contam e Pode Fazer Você se Arrepender.
Uma pergunta que me foi feita a respeito da possibilidade de perder os benefícios de um determinado cartão de crédito após aceitar a proposta de upgrade para um cartão superior ao que a pessoa já tem oferecido pelo banco Santander. Bom, pessoal, é o seguinte: é óbvio que, ao fazer a troca do seu cartão de crédito por um outro cartão de crédito, independente de ser superior ou não, você vai perder os atuais benefícios que você já tem naquele cartão de crédito e passa a desfrutar dos benefícios do seu novo cartão de crédito. E esse é um dos principais motivos pelos quais eu sempre recomendo aqui no canal que, antes de você fazer a solicitação ou de fazer a troca de qualquer cartão que o banco esteja oferecendo para você naquele momento, você entre no site do banco que você é cliente e verifique os benefícios que são oferecidos por aquele novo cartão de crédito que o banco está querendo que você contrate, justamente pelo fator dos benefícios que você pode perder. E provavelmente, você já está acostumado com aqueles benefícios do seu atual cartão de crédito e não gostaria de perder.
Avalie se os novos benefícios.
Veja bem, cada cartão de crédito tem benefícios particulares. De cada um desses cartões de crédito, no caso da pergunta do inscrito do canal, ele tem um benefício no cartão de crédito dele que é vinculado ao acesso a cinemas e ele ficou com medo de perder esses benefícios no novo cartão de crédito. Isso porque, dependendo do cartão de crédito, haverá benefícios que, mesmo o cartão sendo superior ao seu, podem não valer a pena para o seu perfil, justamente pelo fato de os benefícios serem voltados para um determinado público ou para um determinado objetivo daquele cartão de crédito. Como é o caso de alguns cartões de crédito de alta renda que oferecem acessos às salas VIP, acúmulos de pontos e milhas. Aí se você não verifica se esses benefícios estão de acordo com aquilo que você costuma utilizar no seu dia a dia, você pode se arrepender depois de fazer essa troca. Então, veja direitinho se vai estar valendo a pena para você fazer esse tipo de troca de um cartão pelo outro.
Outro ponto bastante importante é que, dependendo do banco do qual você é cliente, pode ser que você faça o upgrade para um cartão superior e não consiga fazer um downgrade, ou seja, voltar para o cartão anterior caso você venha a se arrepender. Você pode conseguir isso com o banco Santander, mas existem muitas outras instituições financeiras em que, uma vez feito o upgrade, não é possível fazer o downgrade no cartão, ou seja, você não consegue se arrepender e voltar para o cartão anterior. Então é muito importante que, antes de se empolgar com o cartão de crédito que está sendo oferecido, avaliar se realmente é aquilo que você procura em um cartão de crédito e se realmente ele atende às expectativas no quesito benefícios.
O limite de crédito pode ser o mesmo.
Nem sempre um upgrade de cartão de crédito vem acompanhado de um limite maior do que aquele que você já tem no cartão. É muito comum as instituições financeiras oferecerem cartões de crédito como upgrade, porém o upgrade fica somente no cartão de crédito. Muitas vezes, o seu limite é o mesmo do cartão anterior. Você só está trocando um plástico pelo outro, e os benefícios de um pelo outro, só mudou o plástico, só mudou os benefícios de um cartão para o outro.
Podem ser mais vantajosos para o banco.
Pode ser mais vantajoso para o banco do que para você como cliente, porque tanto nas versões do Santander SX, em que você pode ficar isento de anuidade cadastrando as suas chaves Pix, ou no Santander Free, que já é totalmente sem anuidade, você migrando para outro cartão de crédito, que além de trocar os seus benefícios, vai manter o mesmo limite que voce tinha no sem anuidade. No caso do Elite Platinum ou superior ao Platinum, você vai pagar anuidade. Ou seja, será mais vantajoso para o banco, que vai fazer você pagar anuidade por um cartão de crédito que, teoricamente, terá o mesmo limite que você tinha no cartão sem anuidade e, muito provavelmente, com benefícios que você não vai utilizar como utilizava no anterior.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe