Últimas notícias

Você pode perder o LIMITE DO CARTÃO DE CRÉDITO caso tente fazer isso com ele...

Você pode perder o LIMITE DO CARTÃO DE CRÉDITO caso tente fazer isso com ele...

Um assunto que é interessante, que já faz bastante tempo que surgiu, são os cartões de crédito de limite garantido. Aquela opção de cartão de crédito em que você só consegue ter limite se você fizer um investimento de um determinado valor da sua escolha no banco. Mas ainda gera muita dúvida nas pessoas a respeito da possibilidade de remoção, ou seja, de fazer o resgate do valor investido e ficar com o limite que conseguiu justamente por ter feito um investimento que ela acabou de fazer o resgate.

Por que o banco não permite?

Pessoal, é o seguinte: vou logo adiantar aqui, de antemão, que não tem esse almoço grátis que você espera do banco, ou a inocência do banco que você pensa que ele tem. Não existe isso. Até porque o banco está ciente de que, se ele fizer algo do tipo permitir que você faça o investimento, consiga o limite e, no mesmo dia ou no dia seguinte, você faça o resgate para ficar com o limite é muito, eu diria que é quase (100%) de certeza que qualquer banco que fizer isso vai sofrer com uma enxurrada de calote. Isso porque a maioria das pessoas faria o investimento, conseguiria esse limite e, em seguida, faria o resgate. Muitas pessoas iriam gastar, estourar o limite e deixar o banco a ver navios.

O caso do C6 Bank.

Inclusive, se você der uma pesquisa no Google, vai ver que esse cenário já aconteceu com o banco C6 Bank, onde o banco teve uma falha que permitiu aos clientes fazerem investimento no CDB, e esse investimento se transformava em limite. Foi logo no início, quando essa opção de CDB atrelado ao cartão de crédito estava sendo difundida. Antes, era muito falado na opção de fazer investimentos e conseguir um cartão de crédito com o PagBank. Logo em seguida, o banco mais conhecido que passou a oferecer cartão de crédito assim foi o banco C6 Bank. Porém, ele teve uma falha no seu sistema que, lá no início, permitia que as pessoas fizessem o investimento, ganhava o limite, só que o mesmo que ganhava o limite ainda podia fazer o resgate do valor investido.

E foi aí que o banco C6 Bank se deu mal com essa falha no sistema, que permitia que as pessoas fizessem o resgate. Porque muitas pessoas, nessa época, se você procurar, vão ter matérias falando a respeito desse assunto no Google. Muitos fizeram o investimento, ganharam o limite, gastaram todo o limite que conseguiram nesse cartão de crédito e, no mesmo dia ou muitas vezes no dia seguinte, voltavam no banco depois de já terem gastado todo o limite do cartão e simplesmente faziam o resgate. Ou seja, o banco nem ficou com o seu investimento, e nem a pessoa que fez isso pagava a fatura, e o banco ficava só com o prejuízo que a pessoa deu. 

E nessa brincadeirinha, foram milhares de clientes que fizeram esse procedimento de investir, ganhar o limite, gastar todo o limite e, logo em seguida, fazer o resgate. Resultado: o banco ficou em torno de 24 ou 25 milhões de reais de prejuízo só de clientes que entravam, faziam o investimento e, logo depois, faziam o resgate do valor investido, porque já tinham gasto todo o valor que conseguiram no cartão.

A reação dos bancos.

Depois desse acontecimento com o banco C6 Bank, ele fez as correções necessárias no sistema, não permitindo mais que os clientes fizessem o resgate no cartão de crédito do valor que foi investido. E também muitas outras instituições financeiras ficaram de olho nesse acontecimento do banco digital e passaram a ser mais cautelosas no momento de conceder cartão de crédito com essa função, onde você faz o investimento e consegue um limite equivalente àquilo que você investiu.

As regras atuais.

Tanto que, hoje, nenhuma instituição financeira que tem esse tipo de cartão de crédito permite que você faça o resgate do valor que você tem no cartão. Você só consegue fazer o resgate do valor que investiu se você não tiver nenhuma compra dentro, ou seja, se você estiver zerado de dívidas. Aí, você consegue fazer o resgate. Mas, a partir do momento que você fez o investimento, conseguiu o limite e você fez uma mínima compra, eles já bloqueiam o valor equivalente àquela compra, dependendo do cartão de crédito ou do banco onde você é cliente, ou bloqueiam todo o valor, esperando que você quite a fatura. É assim que tem funcionado. 

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe