Bradesco: Inicia a fase de teste do Pix por aproximação, descubra como vai funcionar.
A novidade que chega para os clientes do Banco Bradesco. Estou falando do Pix por aproximação, que segundo o banco, entrou em fase de teste e que planeja disponibilizar essa opção gradativamente nas maquininhas. Essa é uma parceria entre o Banco Bradesco e a Cielo. Se você não sabe que função é essa de Pix por aproximação, trata-se de uma função que o Banco Central do Brasil está disponibilizando e desenvolvendo em parceria com diversas instituições financeiras e que pretende liberar gradativamente no decorrer do ano de 2025.
Como Funciona o Pix por Aproximação?
Para você ter uma ideia, com essa função, não será preciso digitar sua chave Pix ou fazer a leitura de códigos QR. Basta apenas ter um dispositivo compatível com a tecnologia NFC, como um smartphone ou smartwatch, aproximá-lo da maquininha do estabelecimento comercial e fazer o pagamento diretamente. Segundo o Banco Bradesco, os testes do Pix por aproximação serão iniciados a partir de janeiro de 2025. O banco ainda destaca que, inicialmente, a função ficará disponível no aplicativo da própria instituição e será liberada gradativamente nas maquininhas de cartão.
Parceria com o Google Pay.
Entretanto, esse não é o único projeto que o Banco Bradesco encabeça nesse sentido. Ele também trabalha em outro projeto de Pix por aproximação, desta vez em parceria com o Banco Central e o Google Pay, que também oferecerá esse mecanismo de pagamento por aproximação utilizando sua chave Pix. Essa função ficará disponível na tela inicial do aplicativo, e não será necessário fazer login para ter acesso a ela. Dessa forma, segundo o banco, isso proporcionará maior usabilidade, uma vez que você não perderá tempo digitando senhas.
Nesse primeiro momento, a opção mais desenvolvida é a do Google Pay, em parceria com o Banco Bradesco e o Banco Central. Destaca-se que essa funcionalidade estará disponível a partir do dia 28 de fevereiro de 2025. Levando em consideração que o pagamento por aproximação já é possível com cartão de crédito há bastante tempo, o objetivo agora é replicar essa função no Pix. Como o Pix não possui um cartão físico, será necessário ter um dispositivo móvel compatível com a tecnologia NFC para realizar o pagamento de forma semelhante ao cartão de crédito.
Outras Inovações do Pix.
Outras opções de Pix, como o Pix com limite, onde a instituição financeira deverá realizar uma análise de crédito para disponibilizar um determinado limite, similar ao funcionamento de um cartão de crédito, também estão sendo desenvolvidas pelo Banco Central.
Aviso:
É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.
Se gostou do conteudo compartilhe