Últimas notícias

Shopee e Mercado Pago: Clientes relatam uma explosão de crédito nesse final de ano. O que está acontecendo?

Shopee e do Mercado Pago: Clientes relatam uma explosão de crédito nesse final de ano. O que está acontecendo?

Sobre o aumento nas liberações de aumentos de limite e aprovações de algumas linhas de crédito em algumas instituições financeiras, nesse caso, iremos falar da Shopee com as suas linhas de crédito SParcelado e SCrédito, e também do Mercado Pago com o seu cartão de crédito e Mercado Crédito. Essas opções de linha de crédito são muito semelhantes entre essas duas instituições.

Shopee e do Mercado Pago: Clientes relatam uma explosão de crédito nesse final de ano. O que está acontecendo?

E é exatamente o que está acontecendo nesse momento para quem é cliente dessas duas instituições financeiras. Já falei diversas vezes aqui no canal que a maioria das instituições financeiras hoje em dia meio que colocaram seus cartões de crédito em segundo plano, com exceção da Shopee, que não tem cartão de crédito e sim duas linhas de crédito, SParcelado e o SCrédito, que, no caso, é uma espécie de carnê digital e um empréstimo pessoal. No caso do Mercado Pago, ele tem, sim, um cartão de crédito de bandeira Visa sem anuidade e também uma linha de crédito que é uma espécie de empréstimo pessoal.

Efeito de final de ano.

O que vem acontecendo é justamente aquele famoso efeito de final de ano e de festas comemorativas, e para impulsionar as vendas, e eles conseguirem ganhar mais ainda com você. Eles aumentam o seu poder de compra, e isso se traduz como aumento de limite e aprovações de cartões e linhas de crédito em alguns casos. E é justamente isso que vem acontecendo, com uma leve vantagem para a Shopee, justamente porque, além de oferecer as linhas de crédito, ela também liberou uma função nova, que é a possibilidade de você poder fazer saque a partir do limite que você tem no SParcelado.

Isso também já acontece no Mercado Crédito, do Mercado Pago, onde você tem uma linha de crédito lá que você também pode fazer saque, além de poder, fazer as suas compras no Mercado Livre e pagamentos na própria conta digital do Mercado Pago. E, pessoal, em ambas as situações, o que você deve levar em consideração inicialmente não é nem o limite que foi liberado para você em qualquer uma dessas instituições financeiras, mas sim ficar atento às taxas de juros que estão sendo cobradas de você.

O perigo de utilizar sem necessidade.

Vejo muitas pessoas pedirem essas linhas de crédito não porque estão precisando, não porque vão fazer um investimento em algo determinado. Muitas pessoas pegam por pegar, sem realmente estarem precisando. Tem gente que utiliza esse tipo de carnê digital para fazer uma compra que poderia ter feito tanto à vista como no cartão de crédito, o que sairia mais barato.

E por que digo isso? Quesito taxa de juros! O quesito taxa de juros, empréstimo pessoal e nesse tipo de linhas de crédito, geralmente os juros são mais altos, porque eles levam em consideração a capacidade que você tem de se endividar e não conseguir pagar. Como sempre digo, as linhas de crédito, tanto SParcelado, SCrédito, como Mercado Crédito, assim como esses carnês digitais que têm nas Casas Bahia, Magazine Luiza, Banco Inter e tantas outras instituições financeiras e lojas, são excelentes opções. 

Mas vai depender do perfil de quem recebeu: se é uma pessoa que tem dificuldade para conseguir cartões de crédito, se é uma pessoa que só conseguiu esse tipo de linha de crédito, ou se é uma pessoa que até tem o cartão de crédito, mas o cartão não consegue comprar nada por ter um limite muito baixo, e o limite que foi liberado nesse tipo de linha de crédito é maior do que o que tem no cartão.

Aí tem que se avaliar cada caso. Mas cabe sempre aqui a cautela de você verificar se as condições estão favoráveis para você.  

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe