Últimas notícias

Bancos Digitais: serão obrigados a participar do Open Finance. Descubra como a nova regra pode te impactar.

Bancos Digitais serão obrigados a participar do Open Finance. Descubra como a nova regra pode te impactar.

Imagem Meramente Ilustrativa. 

A nova regra do Open Finance vai obrigar algumas instituições financeiras, principalmente as digitais, a se enquadrarem no novo pré-requisito do Banco Central. A nova regra estabelecida pelo Banco Central é obrigatória para instituições financeiras que tenham mais de 5 milhões de clientes, como, por exemplo, Banco Inter, Banco C6 Bank, PagBank e Neon Pagamentos. A nova regra divulgada pelo Banco Central entrou em vigor neste mês de janeiro de 2025, onde, segundo o Banco Central, as instituições financeiras notificadas terão até seis meses para se adaptarem ao novo sistema.

Participação e Opção de Adesão.

Vale destacar que tal medida não obriga os clientes dessas instituições financeiras a compartilharem as suas informações nesse primeiro momento. O que a nova regra do Banco Central estabelece é que as instituições financeiras que, até o momento, não participavam do Open Finance passem a participar obrigatoriamente a partir desse momento. Porém, os clientes dessas instituições financeiras, que agora vão participar, não são obrigados a aderirem ao Open Finance, somente se você julgar necessário e vantajoso para você.

O que é o Open Finance e Como Funciona?

O Open Finance é um mecanismo de compartilhamento de informações do cliente entre instituições financeiras. Por exemplo, se você é cliente do Banco C6 Bank, mas deseja compartilhar informações pessoais suas com o Banco Santander, o intuito desse compartilhamento de dados, segundo o que se propõe o Open Finance, é estabelecer linhas de crédito melhores para os clientes que estão compartilhando essas informações e taxas de juros menores.

Você só deve se atentar para não compartilhar informações bancárias suas de qualquer conta para qualquer conta. O recomendado é que você compartilhe informações de uma instituição bancária a qual você tem um bom relacionamento, tanto de pagamento como bom relacionamento de crédito, pois a outra instituição financeira, com a qual você não tem esse bom relacionamento, pode avaliar melhor levando em consideração o bom relacionamento da instituição que você está compartilhando essas informações.

Dúvidas Comuns sobre o Open Finance.

O Open Finance sempre gerou um pouco de dúvida entre os clientes das instituições financeiras, devido justamente a esse compartilhamento. Tem pessoas que pensam que é só compartilhar que vão ganhar crédito ou que vão ser oferecidas taxas de juros abaixo daquilo que ela já paga no banco anterior, e não é bem assim. A partir do momento em que você compartilha suas informações, você só aumenta a probabilidade de você conseguir novas linhas de crédito. 

O banco ao qual você está compartilhando terá acesso às suas informações, e fará as análises internas e decidirá se faz alguma outra oferta para você ou não. Esse é justamente um dos motivos pelos quais algumas pessoas terminam por dizer que a instituição financeira com a qual você está compartilhando não vale a pena. Você aderir ao Open Finance, aí fica a seu critério. Avalie se vale ou não compartilhar seus dados bancários de uma instituição com outra instituição, a fim de conseguir taxas menores e novas linhas de crédito.  

Aviso: 

É fundamental ressaltar que todo o conteúdo discutido neste espaço é exclusivamente para fins informativos e didáticos. Não se trata de transações comerciais envolvendo a compra ou venda de contas, cartões ou serviços bancários, bem como outros tipos de atividades ilícitas. Desta forma, enfatizamos que todo o material compartilhado tem o propósito de informar e auxiliar nossos leitores, jamais encorajando ou promovendo comportamentos ilegais.

Se gostou do conteudo compartilhe